A passagem bíblica que fundamenta nossa campanha de Natal, em 2021, traz consigo um chamado para confiar no amor de Deus. E mais: a fazermos uma pausa para sentir esse amor, imenso e incondicional. Reconfortante e incentivador.

Eu, o Senhor, te tomo pela mão e te digo: “Não temas!” (Is 41,10). 

Apesar dos desafios que ainda enfrentamos, dos dias em que nos sentimos frágeis, impotentes ou cansados, Ele sempre está por perto para nos amparar e nos guiar. Assim como para renovar nossas esperanças e caminhar conosco.

Essa mensagem está representada também na obra sacra do artista Romolo Picoli Ronchetti, elaborada em carvão e folha de ouro sobre papel. Arte a partir da qual foram desenvolvidos os materiais gráficos da campanha.

Significados expressados pelas mãos

Durante a pandemia, sem dúvida, o medo esteve presente. Tivemos que ficar longe fisicamente. O gesto fraternal e acolhedor do cumprimento, por exemplo, precisou ficar de lado.

Com o avanço da vacinação e ainda com medidas preventivas, as distâncias estão diminuindo. E entendemos que as mãos podem ser uma forte expressão do que sentimos.

Só para ilustrar, é possível resgatar diversos significados associados a essa parte do corpo. Em primeiro lugar, a mão é estendida como acolhida, acordo e reciprocidade. Em muitas culturas, também acenamos com as mãos como cumprimento ao chegar ou nos despedir. Ao mesmo tempo, a mão indica poder e força. Entregar-se às mãos de alguém é oferta de vida. Ou então, levanta-se a mão quando se faz um juramento, em sinal de respeito e comprometimento.

Mãos do Senhor sobre nós

No mundo bíblico, são abundantes as menções à mão, tanto em sentido literal quanto figurado. A mão do Senhor criou o céu e a terra. Nos sacrifícios, as mãos dos sacerdotes acolhem as oferendas. Na bênção para os primogênitos, as mãos eram colocadas sob as coxas dos patriarcas. As mãos do Senhor são sempre estendidas ao seu povo. Assim como as mãos orantes são expressão visível de um coração que se entrega.

Nesse sentido, o Filho e o Espírito são as mãos do Pai, que abraça o mundo. Na Encarnação, quando o Filho de Deus, ao assumir um corpo, se associa a todo ser humano, vemos um Deus que toma partido e ama com coração humano e trabalha com mãos humanas. Dessa forma, o Filho de Deus toca as pessoas e seu toque muda radicalmente a existência.

Por analogia, concluímos que o Natal é, sobretudo, tempo de sermos tomados pelas mãos de Deus. 

Missa de Natal 2021Missa em preparação ao Natal

Com o intuito de promover um momento compartilhado de oração e de preparação para o período natalino, realizaremos uma Celebração Eucarística. A missa será no dia 9 de dezembro, às 9h30, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da PUCPR. Clique aqui e ative o lembrete do evento.

Deixe sua mensagem de Natal

Além disso, lançamos uma página com a programação completa de Natal da PMBCS e suas unidades. Certamente, esse é um espaço em que você pode acompanhar como os Maristas de Champagnat celebram essa época do ano. E, ainda, ficar por dentro das atividades junto à comunidade. 

Na página, você poderá conferir as mensagens de Advento e deixar votos de Natal e Ano Novo, para nos ajudar a construir um mural repleto de mensagens inspiradoras. Participe!

>>> Acesse o site especial do Natal Marista

Esperança que se renova

Se, por um lado, 2021 também não foi um ano fácil devido às consequências da pandemia, por outro a esperança se renova no horizonte de 2022. 

Assim como a obra que ilustra nossa campanha de Natal, desejamos que as bênçãos das mãos do Menino Jesus, de Maria e de José cheguem a todos os corações. E que, a partir de nossas mãos e ações, o amor ao próximo se multiplique.