No dia 20 de maio de 1789, na França, nascia José Bento Marcelino Champagnat. Um homem de origem simples, mas que viveu plenamente sua vocação. Que além das responsabilidades da vida religiosa, deu início a uma obra que dura até hoje. Que compartilhou com o mundo a missão de uma vida inteira: preparar educadores inspirados no amor de Jesus Cristo e de Maria.

No livro “São Marcelino Champagnat: 85 capítulos – 450 de seus pensamentos”, Ir. Fabien Landry apresenta o fundador do Instituto Marista como um educador aberto às inovações. Alguém que, primeiramente, escutou as verdadeiras necessidades dos jovens de seu tempo. E, assim, criou iniciativas concretas e práticas.

“Quando lemos os escritos de São Marcelino Champagnat sobre a escola, comprovamos logo que ele não foi um teórico da educação. (…). O que ele foi: um prático da educação” (p. 48).

Ensinamentos de Marcelino Champagnat

Em contraste com o modelo educacional da época, podemos elencar pelo menos oito aspectos inovadores da obra do Padre Champagnat.

  1. Fortalecimento do ensino sobre religião aos jovens, para sanar uma carência existente. Principalmente entre os moradores do interior. Para isso, dedicou-se à formação de Irmãos aptos a ensinar religião e tornar Jesus conhecido e amado.
  2. Fundação de escolas para ensino do catecismo e outras matérias escolares. 
  3. Aplicação de um novo método de ensino da leitura, utilizado pelos Irmãos das Escolas Cristãs.
  4. Realização de exames no fim do ano escolar, para verificar os conhecimentos adquiridos. Bem como para valorizar os melhores resultados.
  5. Organização de opções de lazer, como parte da formação integral oferecida às crianças e aos jovens. Para Marcelino, uma das condições para a abertura de uma escola era a existência de um pátio de recreação.
  6. Ensino do canto na escola. Principalmente de canções religiosas, a fim de incentivar que os jovens sejam mais participativos nas cerimônias da Igreja.
  7. Disciplina fundada, acima de tudo, no respeito. Dessa maneira, Champagnat não admitia castigos físicos em suas escolas.
  8. Aceitação das diferenças e construção de um espírito de família no dia a dia das escolas maristas.

Um ideal que renasce a cada ano

Embora as inovações de Champagnat não sejam mais tão novas assim, sua postura diante dos desafios ainda é uma inspiração. A atenção ao contexto em que vivem as crianças e jovens de cada tempo. A disposição para o uso de novas maneiras de complementar o ensino. O olhar integral para a formação de seres humanos mais fraternos e solidários.

Nessa data, celebramos não apenas o nascimento de um homem santo. Mas também o nascimento de um ideal que segue sendo reinventado a cada ano. 

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