No dia 20 de maio de 1789, veio ao mundo Marcelino José Bento Champagnat. Menino de origem simples, natural de Rosey, na França. E que, mais tarde, daria início à missão Marista no mundo.

Para celebrar a data, a Rede de Centros de Memória Marista convida a todos para uma Peregrinação Virtual, da aldeia de Rosey até a Igreja de Marlhes, importantes lugares fundacionais Maristas. A iniciativa foi desenvolvida pelo Memorial Marista de Curitiba (PR), com o intuito de permitir um tour em 360º, mesmo em tempos de distanciamento social.

Ao contemplar essa terra, suas edificações e seus significados, os espectadores são convidados a vislumbrar novos sonhos para os dias atuais. Assim como o fez Marcelino Champagnat em seu tempo. Leia aqui as instruções

Marcelino e seu testemunho de amor às crianças e jovens

Sendo um homem de imensa fé, a vida de Marcelino certamente foi um testemunho de humanidade e amor fraterno. Idealizou um projeto revolucionário de educação que se espalhou pelos continentes e conquistou muitos adeptos. Essa foi sua maneira de demonstrar o grande amor que tinha pelas crianças e jovens, principalmente os mais necessitados.

Ele teve uma infância humilde. Porém, episódios marcantes de sua biografia demonstram que, desde cedo, Champagnat já havia criado uma relação intensa com a questão educacional. Por ter vivenciado na pele as dificuldades de acesso a um sistema de ensino de qualidade, soube identificar as necessidades da comunidade. Bem como o potencial da transformação que poderia ser realizada.

Em 1804, entrou para o seminário, atendendo ao chamado de Deus. Tornou-se sacerdote no ano de 1816. E um ano depois, já sentia que sua vida religiosa teria um propósito ainda maior, fundamentado em Jesus e Maria.

Fundador do Instituto Marista

No dia 2 de janeiro de 1817, junto com dois jovens, Champagnat deu o pontapé inicial ao projeto do Instituto dos Irmãozinhos de Maria. O que, posteriormente, veio a se tornar o Instituto Marista. 

Faleceu no dia 6 de junho de 1840, aos 51 anos – data que ficou conhecida como o Dia de São Marcelino Champagnat. Em reconhecimento às suas virtudes e seu legado, foi canonizado no dia 18 de abril de 1999, pelo então Papa João Paulo II. 

Atualmente, uma comunidade internacional de Irmãos, Leigos, Leigas, colaboradores, jovens e voluntários dão continuidade à obra deste santo da Igreja, com o propósito de realizar o sonho que ele compartilhou com o mundo.