O mês de agosto, é dedicado à celebração das diversas vocações que enriquecem a Igreja e a sociedade. O mês vocacional convida jovens de todo o Brasil a refletir e explorar como responder ao chamado de Deus, com seus propósitos de vida.

Nesse mês, a Igreja no Brasil celebra a vocação sacerdotal, a vocação matrimonial, a vida religiosa, consagrada e contemplativa, além da vocação dos leigos e leigas.

No testemunho de Francisco Alejandro Serrano Wellman, vivenciamos a dinâmica dessa jornada: a equipe de Animação Vocacional da PMBCS, composta por Irmãos, leigos e leigas, dedicou-se a inúmeras atividades, inspirando outros a abraçar sua vocação e a missão Marista.

Testemunho

Sem dúvida, foi um mês muito movimentado, onde toda a equipe de animação vocacional, uniu-se em diversas atividades para testemunhar as riquezas da vocação, aprofundando-se na vida marista e na sua missão evangelizadora. Durante agosto, foi comunicado o que se vive no carisma marista, que é um carisma enraizado na espiritualidade de Maria, boa mãe, que nos inspira com a fraternidade a sermos colaboradores da missão com horizontes claros, uma visão e um desejo profundo de seguir Jesus.

Este movimento da equipe lembra-nos que somos malabaristas da vida e da palavra, porque nos encontramos constantemente a caminhar de um lado para outro, pela geografia interna e externa, dedicando-nos a tantas tarefas aqui e ali, confiando naquele que nos apoia, nos ajuda e nos envia, o Senhor. Neste movimento encontramos jovens, religiosos, leigos, sacerdotes, famílias, profissionais, todos cheios de vida e carisma. Esta experiência do encontro foi um momento chave para repetirmos juntos que a nossa missão como Igreja é a mesma missão de Jesus: anunciar o Evangelho, onde cada um de nós, a partir da fé, sente que aquele lugar é chamado e entendemos esse chamado como vocação, vocação que nos mantém firmes e esperançosos para renovar a cada dia, esperar e oferecer a nossa humanidade com o que somos e temos.

Agosto foi a expressão do que vive todos os dias a equipe de animação vocacional, um mês que reflete a importância de um grupo de consagrados e leigos que dedicam a sua missão em acompanhar os processos vocacionais, que promovem o encontro, a complementaridade e a sinergia entre as pessoas que recebem o que a outra pessoa pode dar, sabe dar e está disposta a dar.
Conhecemos muitas pessoas que fazem parte do carisma marista e cada uma atualiza esta missão de mais de 200 anos, e esta renovação é também vocação, chamado e compromisso. Sem dúvida, agosto permitiu-nos abraçar-nos como família carismática global, reconhecendo em cada encontro as propostas concretas das pessoas, sinais de missão e serviço que manifestam a vocação na sua diversidade.

Agosto deixou no horizonte a missão da equipe de animação vocacional. Somos chamados a despertar vocações generosas com a nossa própria vida em solidariedade com outros cristãos comprometidos com o seu trabalho e a família na sua vocação.