Foi no dia 11 de fevereiro de 1858 que a jovem Bernadette Soubirous viu a Virgem Maria pela primeira vez, na gruta de Massabielle, em Lourdes, na França. A primeira de dezoito aparições, que se repetiram pelos dias que seguiram. Na última delas, a Boa Mãe se identificou, dizendo “Eu sou a Imaculada Conceição”.

Bernadette tinha apenas 14 anos quando viveu essa experiência divina. Em uma simples caminhada para buscar lenha, acabou encontrando uma chama que jamais se apagaria. E que a levaria, inclusive, a seguir pelo caminho da santidade.

Confiança na Boa Mãe

Questionada pela mãe e por outras pessoas, a adolescente poderia ter duvidado de sua fé e até de si mesma. Mas ela acreditou. Confiou na presença amorosa da Boa Mãe que se apresentava diante dela, vestida de branco, com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da mesma cor do rosário que carregava.

No terceiro encontro, a Virgem Maria, que viria a ficar conhecida como Nossa Senhora de Lourdes após o reconhecimento de suas aparições, perguntou a Santa Bernadette se ela queria voltar à gruta durante 15 dias. O sim recebido é, para nós, um exemplo de disposição ao chamado. De perseverança na fé. 

A Boa Mãe também pediu a Bernadette que dissesse aos sacerdotes que construíssem uma capela naquele local. Para que as pessoas finalmente acreditassem nas visões relatadas, Nossa Senhora orientou que a jovem começasse a cavar o chão com suas próprias mãos. Bernadete obedeceu e, no local onde cavou, começou a brotar água e nunca mais parou. 

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!

Inspirados pela pureza de coração da jovem que foi inicialmente desacreditada, que possamos também nos abrir para sentir a presença de Maria em nossas vidas, sem ter vergonha de proclamar seu amor.

Nesta data, citada no Calendário Religioso Marista 2022, pedimos à Nossa Senhora de Lourdes, santa das curas milagrosas, que interceda por todos aqueles que sofrem de diversos males, tanto do corpo quanto da alma.

 

Foto: Shutterstock - João Bidu