Com profundo pesar, comunicamos o falecimento do Irmão Clemente Ivo Juliatto, integrante da nossa Província e Reitor Emérito da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ele faleceu na manhã do dia 29 de maio de 2022, no Hospital Marcelino Champagnat, como consequência de falência múltipla de órgãos. 

“Disse um filósofo que ‘a morte e a vida não são contrárias, mas irmãs, e que a reverência à vida exige que sejamos sábios para permitir que a morte chegue quando a vida deseja partir’. Esse era o sentimento e a convicção do Ir. Clemente. Já descansa na paz do Senhor sob a especial proteção da Boa Mãe, Maria!”, comenta o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS. 

O velório foi na Paróquia Jesus Mestre, no Câmpus Curitiba da PUCPR, no domingo e na segunda-feira. O canal do Youtube da Universidade também transmitiu uma Missa de Esperança Cristã em memória do Irmão Clemente Ivo. O sepultamento foi marcado no Cemitério Pedro Fuss, em São José dos Pinhais. A saber, o Irmão Rogério Mateucci, reitor da PUCPR, decretou luto oficial de três dias.

Trajetória do Ir. Clemente 

Certamente, o Ir. Clemente – educador Marista e maravilhoso companheiro – foi dono de uma inteligência privilegiada a serviço da gestão e da missão.

Em sua formação inicial Marista, destacou-se como professor de matemática em Franca, como diretor e administrador em Londrina, onde foi convidado pelo Ir. Dario Bortolini, no final do ano de 1974, para integrar a Reitoria da Universidade Católica do Paraná. Permaneceu na PUCPR até o final de seu Reitorado em 2013. Além disso, foi um marista totalmente dedicado à educação integral de seus alunos, muito elogiado pelos seus conhecimentos e sua didática em sala de aula.

Como Conselheiro Provincial, atuou com visão de futuro, delicadeza na reflexão e equilíbrio nas decisões. Em seus estudos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, em universidades americanas e europeias, conseguiu aprovação com louvor. E, até mesmo na grave enfermidade que quase o abateu, nos anos de 1990, saiu-se muito bem graças a sua paciência, tenacidade e fé.

Dirigente da Mantenedora SPC, foi um articulador, um apoio e um líder, formando a incentivando o time dos colaboradores e colhendo os frutos de uma administração renovadora. Chamado como conferencista em congressos de educação no Brasil e no exterior sempre obteve êxito, assim como quando foi eleito para a diretoria de associações nacionais e internacionais.

Durante 16 anos como Reitor da PUCPR, dando continuidade aos seus dois antecessores Osvaldo Arns e Euro Brandão, colocou a Universidade em destaque no cenário educacional. Sem dúvida, foi prudente, determinado, líder e inovador.

>>> Relembre o lançamento do livro do Ir. Clemente sobre os 60 primeiros anos da história da PUCPR, em 2019.