A Província Marista Brasil Centro-Sul manifesta sua solidariedade à Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) diante do incêndio ocorrido no campus Curitiba no final da tarde desta terça-feira(15/04). Com gratidão a Deus e aos brigadistas envolvidos(as), destacamos que não houve feridos e que a segurança de toda a comunidade acadêmica foi a prioridade desde os primeiros instantes da ocorrência. As equipes técnicas e operacionais atuaram com agilidade e comprometimento, garantindo o cuidado com a vida, valor que partilhamos profundamente como Maristas de Champagnat.
Os(as) colaboradores(as) que atuam no campus da Universidade estão sendo orientados(as) pelos canais internos e oficiais da instituição, e foram direcionados(as) a realizar suas atividades de forma remota. As aulas também foram temporariamente suspensas. Recomendamos aos Maristas, Irmãos, leigos(as) e colaboradores(as) a importância de mantermos a responsabilidade na partilha de informações, evitando a divulgação de conteúdos não verificados ou fora dos meios oficiais.
Diversas universidades vêm emitindo notas de solidariedade desde o ocorrido, às quais toda a comunidade Marista recebe com profundo sentimento de gratidão e fraterno apreço.
Em sinal de gratidão pelas vidas preservadas, pelo trabalho de todas as equipes envolvidas e pela reconstrução da Universidade, uma Missa em Ação de Graças está sendo organizada pela Reitoria da PUCPR. A celebração está prevista para acontecer no dia 24 de abril (quinta-feira), às 11h30, no Ginásio de Esportes da Universidade, com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da PUCPR. Será um momento de fé, comunhão e esperança, com uma homenagem especial aos brigadistas. A confirmação da data depende da liberação oficial do Corpo de Bombeiros.
Nos unimos em oração e comunhão com toda a comunidade universitária neste momento, certos de que a reconstrução será guiada pela esperança e pelo espírito de solidariedade. O informe inicial e a nota oficial da PUCPR, com informações detalhadas e atualizações, está disponível no site da instituição e também pode ser lida a seguir:
Sobre o incêndio ocorrido nesta terça-feira, 15 de abril, a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) esclarece que o fogo teve início no Teatro TUCA, localizado no térreo do Bloco 2 (Azul), aproximadamente às 18h30. O local seria sede de uma cerimônia de estudantes de Medicina, agendada para às 19h.
Devido à agilidade da brigada de incêndio da Universidade e da atuação do Corpo de Bombeiros, as chamas foram controladas e causaram apenas danos materiais no referido bloco, não se estendendo às demais dependências da Instituição.
A prioridade foi a segurança de toda a comunidade acadêmica e não houve feridos durante a ocorrência. As aulas estão suspensas nesta quarta-feira, 16 de abril, e os colaboradores foram orientados a fazer trabalho remoto.