No último sábado (09/11/2024), a Equipe de Animação Vocacional da Regional PR Leste desenvolveu o “EVOMAR Chama” – Encontro Vocacional Marista local, voltado a adolescentes e jovens na Comunidade Marista de Ponta Grossa. O evento é uma das diversas ações de Animação Vocacional desenvolvidas no âmbito da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

 

 

O encontro tem como objetivo contribuir com o despertar vocacional das juventudes participantes, auxiliando-os na construção de seus projetos de vida, bem como na troca de conhecimentos sobre o carisma Marista, o que pode ajudar no discernimento vocacional.

 

 

Com o tema “O jeito de Marista de ser e a Casa Comum”, o encontro propiciou um momento de um maior aprofundamento e conhecimento da vida Marista, por meio da convivência e proximidade da vida cotidiana na casa dos Irmãos Maristas.

 

Os irmãos Pedrinho Tombosi e Ronaldo Luzzi, da comunidade Marista de Ponta Grossa, bem como o irmão Bruno Marcondes, acompanhador vocacional da regional e integrante da comunidade de Itapejara D’Oeste foram presença significativa no evento.

 

Participaram do encontro 5 meninos, dos quais 3 estiveram nas duas últimas edições do EVOMAR desse ano; os outros dois jovens participam da Pastoral Juvenil Marista do Colégio Marista Pio XII.

 

 

Uma manhã para refletir sobre os desafios de habitar a Casa Comum no contexto atual

O encontro iniciou na capela da comunidade com a Espiritualidade, conduzida pelo irmão Pedrinho. Logo após teve um café, onde o grupo pode se conhecer melhor e partilhar a vida. Em seguida, houve um momento de reflexão em torno de imagens que faziam referência à Laudato Si’, encíclica do Papa Francisco. Em consonância com a temática, os irmãos puderam expor um pouco de sua missão e como é a sua rotina na comunidade, e como é a vida em fraternidade. No almoço, preparado pela colaboradora Célia (que auxilia na comunidade), com a ajuda dos adolescentes, a vida em “torno da mesma mesa” se colocou em prática com as conversas e troca de experiências.

 

 

Mão na terra e pausa para prática desportiva

Na parte da tarde foi proposta uma atividade prática de vida em comunidade, como continuidade da proposta de viver a rotina dos irmãos, onde um grupo pôde se dedicar a atividades de jardinagem e, o outro, no cuidado com a horta. Após os trabalhos finalizados, puderam aproveitar os espaços da Escola Marista em frente à comunidade, para a prática de esportes. Ao fim, foi proposto dar continuidade ao acompanhamento dos jovens, com convite para os encontros provinciais. Assim, para o ano de 2025, esses jovens poderão continuar o acompanhamento por meio de conversas e participação dos encontros vocacionais.

 

 

O analista vocacional da Regional, Josias Fritz, ressalta que esse tipo de iniciativa é muito importante, pois possibilita aos jovens conhecerem mais a vida Marista como ela é no dia a dia, trazendo à tona o lado humano do irmão Marista. “Permite também perceber de forma mais indireta os anseios vocacionais dos jovens bem como seus propósitos para com a vida consagrada Marista”, ponderou.

 

O jovem Fábio Santana, já esteve nos demais encontros, e comentou que a atividade possibilidade entender melhor a atuação marista. “Foi muito bom para conhecer melhor a rotina do irmãos, e ter a experiência da vida comunitária”, comentou.

 

 

Ao final do encontro, foi possível realizar a escuta das impressões dos participantes. As falas foram muito positiva, ressaltando que se sentiram acolhidos e puderam vivenciar com alegria as atividades desenvolvidas durante todo o dia.