Um novo capítulo na vivência do carisma Marista se inicia na Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) com a criação de uma Fraternidade laical na Organização Religiosa (OR). O grupo, formado por colaboradores e colaboradoras, nasceu do desejo de aprofundar a espiritualidade cristã, fortalecer a vivência comunitária e atuar em sintonia com os valores do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

 

A iniciativa é inédita dentro da OR, conforme explica Josmari Puzer, coordenadora do MChFM na Província: “Na OR, nunca existiu um grupo de leigos do MChFM. Percebi que muitas pessoas se interessavam pela missão Marista, perguntando sobre as fraternidades e os leigos que atuam na Província. A partir dessa escuta, comecei a convidá-las individualmente, e logo percebi que tínhamos um grupo suficiente para dar início a essa nova Fraternidade”.

 

O primeiro encontro do grupo foi assessorado pelo Irmão Afonso Levis, que trouxe reflexões sobre as diferenças entre a vocação de um Irmão Marista consagrado e a vocação laical. Para a continuidade da caminhada, um novo Irmão Assessor será escolhido em comum acordo pelos membros da fraternidade, em breve.

 

 

Atualmente, o grupo conta com 14 integrantes em um espaço de diálogo e espiritualidade. A expectativa é que esse número aumente, ampliando a rede de leigos e leigas comprometidos com a missão Marista. “Eu me sinto feliz demais! A participação neste movimento nunca é algo imposto ou por convocação. É algo sobre desejo, sobre vocação”, enfatiza Josmari.

 

Como anda o início desta caminhada?

Entre os membros da nova Fraternidade está Priscila Gurski Padilha, que há cinco anos trilha sua caminhada dentro da OR. “Desde o princípio, quando vim fazer a entrevista, eu pedia muito a Deus para conseguir essa oportunidade. Hoje, poder viver o amor de Deus nos meus dias e contribuir com essa missão é maravilhoso!”, relata.

 

A espiritualidade é um pilar essencial na caminhada dos participantes. Priscila destaca que sua fé se fortalece por meio da Eucaristia e do serviço ao próximo: “Frequentar a missa é fundamental para mim, pois reabastece minha fé. Mas poder fazer voluntariado e ajudar o próximo também é muito edificante”.



O grupo nasceu com o propósito de ser um espaço de formação, partilha e aprofundamento da vocação laical. Para o futuro, Josmari reforça a importância da interioridade em tempos marcados pela superficialidade: “A necessidade urgente hoje não é de um maior número de pessoas inteligentes ou dotadas, mas de pessoas profundas. Precisamos de paradas significativas em nossas vidas, de escuta, de formação e de acompanhamento”.

 

Priscila compartilha desse desejo e vislumbra um crescimento ainda maior: “Espero que nossa Fraternidade seja realmente conhecida e que as pessoas sintam curiosidade em participar e permanecer no grupo. Que possamos fazer Jesus ser conhecido e amado!”.

 

Com essa nova Fraternidade, a PMBCS dá mais um passo na missão de fortalecer o protagonismo laical e a vivência do carisma Marista no mundo.