No dia 1º de maio (sábado), o Noviciado Regional Champagnat de Cochabamba, na Bolívia, realizará uma celebração de admissão dos Postulantes para ingresso na etapa formativa do Noviciado. 

A celebração será presidida pelo Monseñor Carlos Curiel e contará com a participação do Irmão Saturnino Alonso, Provincial da Província Santa María de los Andes. O momento foi organizado conforme os protocolos de saúde locais. Por isso, o Ir. Saturnino representará os outros quatro Provinciais das demais Unidades Administrativas, que não estarão presentes devido aos cuidados relacionados à Covid-19.

Para o Ir. Rubens Falqueto, Mestre de Noviços, certamente será um momento especial para a caminhada regional. “Nós, Maristas de Champagnat, acolheremos dez Postulantes para o Noviciado. São eles: Leandro, Daniel, Enos, Alexandre, Juan Pablo, João Pedro, Manoel e Ranielle – jovens integrantes das cinco Províncias da Região América Sul”, explica. 

Como assistir a cerimônia

A saber, você pode acompanhar a transmissão da cerimônia pela página do Facebook da Província Santa María de Los Andes. Ou pelo canal do Youtube dos Maristas do Chile, às 10h (horário de Brasília).

“Essa celebração marca o tempo de Noviciado. É um tempo de aprofundamento da espiritualidade, do carisma, do ser Marista de Champagnat”, destaca Ir. Rubens.

Sobre o Noviciado Regional

Em síntese, o Noviciado é um tempo de iniciação nas exigências da vida religiosa marista. Enquanto vivencia esse processo, o Noviço discerne o que Deus quer dele e examina as suas motivações e aptidões. Tudo isso auxiliado pelo Mestre/Formador e a sua Comunidade Formadora.

O Noviciado Regional é uma iniciativa desenvolvida pela Região América Sul, com o intuito de possibilitar uma formação conjunta para os jovens das cinco Unidades Administrativas Maristas da América do Sul que optam pela Vida Consagrada. 

Além disso, oportuniza espaços para que eles possam ter um tempo de vivência e experiência da espiritualidade em um espaço fora de seu país natal. Desse modo, proporciona a partilha de experiências, o aprendizado e o fortalecimento da escolha pela missão e vocação marista.

Conheça a Região América Sul

A Região América Sul integra cinco Unidades Administrativas Maristas do continente. Fortalece a missão e o carisma de Champagnat nas Américas, com uma relação de sinergia no âmbito dos processos, estruturas e pessoas.

Oficialmente, a fundação data de março de 2016, durante uma assembleia em Florianópolis. Na ocasião, estavam reunidos os Conselhos Provinciais das Províncias Maristas Brasil Centro-Norte, Centro-Sul, Sul-Amazônia, Cruz Del Sur (Argentina, Uruguai e Paraguai) e Santa Maria De Los Andes (Bolívia, Chile e Peru).

>>> Saiba mais sobre as etapas de formação para se tornar um Irmão Marista.