Noviciado é o período de formação de um religioso, que precede a emissão dos primeiros votos, os votos temporários. O Noviciado Regional Champagnat, como é chamado, é um tempo de discernimento do chamado do noviço, para seguir Jesus Cristo do jeito de Maria.

Neste período, que dura dois anos, o jovem, que já é considerado Irmão Marista, começa um tempo de iniciação nas exigências da vida religiosa marista, e, auxiliado pelo mestre de noviço e sua comunidade formadora, discerne o que Deus quer dele e examina as suas motivações e aptidões.

O Noviciado Regional Champagnat é a fase que precede a Animação Vocacional, o Pré-Postulado e o Postulado, sendo, portanto, a quarta etapa de formação para que o jovem se torne Irmão Marista. Logo após o Noviciado, o jovem Irmão ingressa no Juniorato, a última etapa de formação do processo vocacional.

Noviciado sem fronteiras!

 Este importante ciclo formativo acontece em Cochabamba, na Bolívia, e reúne os noviços de todas as províncias da Região América Sul. Do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai. Nos dois anos de formação, os jovens Irmãos passam pelas etapas Apostólica e Canônica. Assim, vivenciam uma profunda experiência do amor de Deus, de desenvolver e integrar as virtudes humanas, cristãs e maristas.

O Plano de Formação Inicial, documento que norteia esta etapa, traz todo o itinerário formativo para estes jovens Irmãos, e busca formar buscadores de Deus e construtores de pontes. Com uma atenção especial à cultura do cuidado e do encontro!

Para saber mais!

A saber, para conhecer um pouco mais sobre esta jornada, acesse o nosso material especial, sobre o Noviciado, com depoimentos dos noviços, dinâmicas da casa e de trabalho, fotos, e um testemunho do mestre de noviço, Ir. Rubens Falqueto, contanto sobre a sua experiência com estes jovens Irmãos.

Acesse aqui!