“Caminhemos como uma família global”. Essa é a mensagem que tem norteado os Maristas de Champagnat em suas caminhadas. E que motivou o Conselho Geral do Instituto Marista a desenvolver uma rede internacional de escolas, com o intuito de favorecer o fortalecimento da missão educativa Marista

Esse grande desafio foi confiado ao Secretariado da Educação e Evangelização, com o acompanhamento do Conselho Geral. A saber, o lançamento será realizado de 25 a 29 de outubro de 2021. E a organização conta com a colaboração da Rede de Editoras Maristas.

Equipe Rede Global de Escolas

Equipe responsável pelo lançamento da Rede Global de Escolas Maristas (foto de maio de 2019)

Colaboração e criação coletiva

Desde o início, o projeto da Rede Global Marista de Escolas foi proposto com uma metodologia colaborativa e co-criativa. Dessa forma, busca garantir a empatia e aproveitar as capacidades e a riqueza de todos os membros envolvidos na tarefa educativa Marista.

Em maio de 2019, representantes das diferentes regiões do Instituto formaram uma equipe para projetar as bases do projeto. Bem como para planejar o lançamento.

Consulta global

Uma das primeiras atividades que esta equipe desenvolveu foi a realização de uma consulta global, com a finalidade de sondar o sentimento em relação à proposta da rede. Ao todo, 15.956 membros participaram da pesquisa. Entre eles estavam diretores, professores, administradores, estudantes e famílias de 58 países. 

Primeiramente, os participantes responderam como uma rede global poderia melhorar suas escolas. Os principais benefícios citados foram: fortalecimento da marca marista e aumento  do sentimento de pertença; compartilhamento de recursos, boas práticas e formação; padronização da formação marista para os professores; e tomada de consciência de outras partes do mundo.

Sobre qual seria a melhor rede possível, os respondentes mencionaram: intercâmbios para estudantes e professores; partilha de experiências e recursos; comunicação e interação por meio de uma plataforma.

Certamente, as expectativas são as melhores. Que seja acessível e possibilite a participação de todos os membros. Que não seja somente uma iniciativa para criar mais trabalho para os professores, pelo contrário, que seja enriquecedora. E que leve em conta a diversidade.

Esse processo de escuta dos envolvidos na Rede Global Marista de Escolas ainda não acabou. Afinal, a ideia é que a rede possa ser tecida colaborativamente.

Resposta ao Capítulo Geral como família global

O chamado para sermos uma família global sintetiza os trabalhos do último Capítulo Geral do Instituto Marista, realizado na Colômbia, em 2017. Ao mesmo tempo, representa uma visão de futuro, pela vitalidade e viabilidade da missão.

Em suma, falar de família global é pensar em interdependência, ao invés de isolamento ou independência. Compreender que nossas realidades são interdependentes deve ser o novo normal para nós. 

Desde a sua fundação, a obra educativa Marista se espalhou pelos cinco continentes, em cerca de 80 países. Assim, forma um mapa de 600 escolas atendidas por mais de 70.000 educadores e pessoal de apoio. Por isso, esse novo projeto é tão relevante.

Você pode encontrar mais informações sobre a Rede no site do Instituto Marista.