Nesse período de encerramento de 2020, recordamos a ação proposta pelo Ir. Benê Oliveira, no dia 24 de março de 2020, depois de proclamada oficialmente no Brasil (19/03/20) a Pandemia da Covid-19, de um gesto concreto da PMBCS de se rezar diariamente a oração do “Lembrai-vos”, para que nenhum Irmão e seus familiares, estudantes, famílias, educadores, colaboradores, lideranças fossem acometidos pelo coronavírus. No episódio do “Lembrai-vos na Neve”, São Marcelino Champagnat testemunhou que, se o socorro não tivesse chegado naquele exato momento da grande nevasca, o Ir. Estanislau e ele estariam perdidos, quiçá, morrido. Mas, Nossa Senhora os socorreu da morte certa. Junto do gesto concreto foi instalado um belíssimo vitral da cena do “Lembrai-vos na Neve”, num quiosque existente na sede da PMBCS em Curitiba (PR), como marco da promessa do Provincial.

Trata-se de uma passagem da biografia de São Marcelino Champagnat, de fevereiro de 1823, quando ele pediu a intercessão de Nossa Senhora diante de uma grave situação.

Acompanhe o fato, a prece e continue a rezar a oração.

Confira a passagem:

Lembrai-vos na neve

Quiosque do “Lembrai-vos” – Sede Provincial da PMBCS, em Curitiba (PR)

O fato do “Lembrai-vos na Neve”

Lembrai-vos na Neve…

“Entre os numerosos acontecimentos expressivos que tecem a vida de São Marcelino Champagnat e que mostram sua inteira confiança em Maria, tem esse emocionante fato…

Um dia, Marcelino tinha partido a pé de La Valla com o Irmão Estanislau, um de seus primeiros discípulos. Eles iam visitar o Irmão João Batista, gravemente doente, em Bourg-Argental, situado a uns 20 Km, aproximadamente.

Depois de ter visitado e reconfortado o doente, os dois saúdam os Irmãos e retornam. A neve estava muito intensa e o vento soprava com bastante violência, pediram que passassem a noite ali na comunidade. Mas Marcelino, que conhecia perfeitamente o trajeto, achou bom voltar imediatamente a La Valla.

Partem, pois, rapidamente para a montanha do Pilat. Mas, infelizmente, depois de duas horas de caminhada na tempestade de neve abundante, Marcelino e o Ir. Estanislau perdem o rumo. Eles continuam, entretanto, avançando ao léu durante muitas horas. Em certo momento, Irmão Estanislau desmaiou e Marcelino se vê obrigado a sustentá-lo para continuar seu caminho.

Cedo Marcelino se dá conta de que eles não poderão conseguir continuar muito longe. Pára, então, e diz ao Irmão Estanislau: “Meu Irmão, estamos perdidos se Maria não vier em nosso socorro”. Caem então de joelhos e recitam juntos, com uma grande confiança, o “Lembrai-vos” que os dois sabiam de cor.

Então, no momento em que eles terminam a oração, percebem a alguns passos uma luz na obscuridade e na tempestade. Dirigem-se e chegam a uma propriedade isolada, situada no flanco do Monte Pilat, onde os moradores os acolhem. Estão salvos!

Maria tinha atendido a oração confiante de seus dois filhos e os livra da morte certa. Entre os Irmãos Maristas, esse episódio é chamado de ‘Lembrai-vos na neve’”.

Ir. Benê Oliveira, fms
Superior Provincial da PMBCS