Vida compartilhada é um dos pilares do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), que se organiza em Fraternidades, distribuídas por várias cidades. Mas essa experiência em comunidade também vêm acompanhada pela vivência da espiritualidade, assim como pelo comprometimento com a missão.

Por isso, como impulso para o novo ano que começou, Josmari Pauzer, que coordena o Movimento em nossa Província, propõe uma reflexão sobre o que Deus espera de nós. 

Confira o depoimento:

Como Maristas de Champagnat somos cotidianamente inspirados a viver como uma família global, farol de esperança neste mundo turbulento, tema que temos refletido desde o lançamento do XXII Capítulo Geral do Instituto. 

Das propostas, estudos e reflexões do Capítulo Geral, ficamos com duas questões muito interessantes para respondermos: 

“Quem deseja Deus que sejamos neste mundo emergente?”

“Que deseja Deus que façamos neste mundo emergente?”

Em sua circular Lares de Luz, o Irmão Ernesto Sanchez nos questiona: “De onde surge o desejo de formar lares fraternos, lares de luz?”

Papa Francisco, em sua Carta Encíclica Fratelli tutti, diz; “Só me comunico realmente comigo mesmo, à medida que me comunico com o outro”. “A vida subsiste onde há vínculo, comunhão, fraternidade; e é uma vida mais forte do que a morte, quando se constrói sobre verdadeira relações e vínculos de fidelidade”.

Como fraternos, vivemos a alegria de formarmos comunidade e experimentarmos a fraternidade, vivendo a nossa missão: “Ser luz como família carismática global”. Alguns fraternos já responderam as questões acima, outros estão a caminho, o importante é perseverarmos!

2022 está aí, inteiro diante de todos nós… Que possamos “crescer em interioridade”, e que continuemos cultivando uma “espiritualidade do coração”. 

A nossa caminhada continua, “temos portas abertas para atualizar nossa espiritualidade marista fazendo-a acessível às gerações atuais”. Sigamos, então!

 

Josmari Pauzer
Coordenadora do MChFM na PMBCS

 

Imagem: Jordan Wozniak - Unsplash