No dia 18 de abril de 1999, o Papa João Paulo II conduziu a cerimônia de canonização de Marcelino Champagnat, fundador da obra marista. Além do reconhecimento como santo da Igreja, o então Sumo Pontífice também o chamou de Apóstolo da Juventude.

“Por que Champagnat tornou-se Santo e Apóstolo da Juventude? Porque doou a vida em favor da educação. Porque centrou sua vida em Jesus Cristo, tendo por modelo Nossa Senhora. Nas palavras de Champagnat, a missão do Instituto Marista é tornar Jesus Cristo conhecido e amado, por meio da educação, do jeito de Maria”, explica o Irmão Lauro Daros, integrante da PMBCS.

Ou seja, o caminho pelo qual Marcelino escolheu viver foi aquele para o qual se sentiu chamado por Deus. O de promover transformações a partir da educação e da evangelização. O de estar próximo das crianças e jovens, principalmente dos mais marginalizados pela sociedade.

 

Processo de canonização 

Em 1888, começou o processo que levaria o Padre Champagnat até a canonização. No ano de 1955, o Papa Pio XII o proclamou como Beato. A Congregação Ordinária dos Eminentíssimos Cardeais e dos Excelentíssimos Bispos, em 1998, então reconheceu um milagre de Marcelino. Em seguida, o Papa João Paulo II promulgou um decreto com esse reconhecimento. 

Dessa forma, em abril de 1999, os Maristas de Champagnat presentes na Praça São Pedro, no Vaticano, puderam vivenciar um momento histórico. Após 23 anos desse marco, continuamos aproveitando a data para renovar nossos compromissos com a missão.

 

Card Canonização ChampagnatSonho que se sonha junto…

Sempre que lembramos da trajetória de nosso fundador como um santo da Igreja, nosso objetivo não é vê-lo como alguém distante. Isto é, como um exemplo de vida inalcançável. Pelo contrário, para nós, o maior aprendizado é ver como um homem de origem simples conseguiu inspirar uma obra tão relevante para o mundo. Sobretudo, como conseguiu anunciar a Boa-Nova e compartilhar o chamado para a missão educativa com tantas outras pessoas. 

A trajetória de Marcelino não foi fácil. Certamente, os momentos de dificuldades e de dúvidas também foram marcantes. No entanto, com o apoio da comunidade que ele formou, fortalecido pelo espírito de família que inspirou, conseguiu seguir adiante. 

Nesse sentido, também podemos tirar mais uma valiosa reflexão. Para além dos feitos em si, talvez uma das principais características de pessoas santas seja justamente a abertura às relações e à construção de vínculos. A vontade de compartilhar ideias e amor com os demais. O sonho que não está relacionado a conquistas individuais, mas sim com o bem coletivo. Sonho sonhado junto com Deus. Sonho de agir como discípulo de Jesus. E, no caso de Champagnat, sonhado e abençoado junto à Maria, Boa Mãe.

 

Exemplos de santidade

Quer saber mais sobre a história de São Marcelino e de outros Maristas de Champagnat reconhecidos como santos? Bem como sobre o conceito de santidade? Acesse o e-book “Ser Santo”, preparado pela equipe de Comunicação e Marketing da PMBCS, para comemorar a data da canonização em 2020.

 

>>> Leia também: Virtudes e milagres de Marcelino Champagnat que o tornaram santo