“Irmão Francisco – Espiritualidade, liderança e gestão”. Este é o tema da Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) em 2022, marcada para as tardes dos dias 18 e 19 de abril, na modalidade virtual. 

Em suma, o evento abordará a contribuição do Ir. Francisco para a continuidade da missão marista. A atividade é aberta a colaboradores maristas, leigos, estudantes e demais interessados. Principalmente para gestores e pessoas interessadas em desenvolver habilidades de liderança.

“Seja para colaboradores maristas, seja para profissionais do mercado, essa oficina é de grande relevância, pois aponta para o serviço como condição para liderar. Essa perspectiva do serviço no ato de liderar tem merecido a atenção de estudiosos em todo o mundo. Certamente, os líderes que fizerem essa oficina vão poder discutir e praticar a humildade necessária a quem inspira e mobiliza outras pessoas”, destaca José Leão da Cunha Filho, diretor executivo da PMBCS.

O que a trajetória do Irmão Francisco tem a nos ensinar?

Sem dúvida, a determinação dos primeiros Irmãos foi fundamental para fortalecer e expandir o Instituto Marista. Sobretudo após o falecimento do idealizador dessa grande obra. Por isso, relembrar seus estilos de gestão, bem como as principais realizações, é uma grande fonte de aprendizado.

Com efeito, Irmão Francisco foi um religioso predestinado que se tornou o primeiro Superior Geral do Instituto Marista. Foi eleito no dia 12 de outubro de 1839 e exerceu o cargo até 1860.

De acordo com Leão, conhecer somente a figura do fundador não é suficiente, visto que nunca é totalmente responsável por toda a inspiração. “O Ir. Francisco, sucessor de Champagnat, foi decisivo na manutenção das ideias e missão do fundador, no momento talvez mais delicado do Instituto. Aquele que antecedeu o reconhecimento de Roma”, comenta.

>>> Faça sua inscrição, gratuitamente, pelo portal Farol 1817.

Programação da Oficina

No primeiro dia, Irmão Antonio Martinez Estaún aprofundará o tema Espiritualidade do Irmão Francisco através de suas Circulares”. A saber, ele é da Província L’Hermitage e trabalhou na PMBCS na criação e coordenação do curso Carisma e Princípios Educativos Maristas, ofertado pela PUCPR em parceria com o Instituto Marista. Em 2016 foi designado Postulador Geral do Instituto dos Irmãos Maristas, função que desempenhou até 2020. Atualmente, reside na comunidade de Las Avellanas, na Espanha.

No segundo dia, então será a vez da mesa redonda intitulada Espiritualidade, liderança e gestão na experiência do primeiro sucessor do padre Champagnat. O momento contará com os conhecimentos de Fabiano Incerti e João Luis Fedel Gonçalves, pesquisadores do Laboratório Irmão Francisco Rivat, juntamente com José Leão. E a mediação de Angelo Ricordi, integrante do Memorial Marista.

Além disso, durante a Oficina, Dyógenes Phillipsen Araujo, diretor do Memorial Marista, vai apresentar o primeiro episódio do podcast “Nossos Superiores Gerais: crônicas da espiritualidade e da gestão marista”. Com estilo que remonta às radionovelas, esse projeto procura resgatar a história e a gestão dos sucessores do Padre Champagnat.

“Um gestor perceberá a utilidade desse curso, conforme seu estado de espírito. Se estiver em paz, perceberá a importância de manter tal estado de espírito. Se estiver agitado, angustiado, atribulado, dificilmente perceberá sua importância. Nesse caso, vai depender sempre de alguém que o direcione. E poderá ficar positivamente surpreso”, comenta Leão.

>>> Faça sua inscrição, gratuitamente, pelo portal Farol 1817.

Sobre as Oficinas do PHEM

Em resumo, as Oficinas do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM) são espaços formativos voltados à discussão de temas inéditos ou recortes temáticos. Ou seja, momentos promovidos com o intuito de ampliar a compreensão sobre o desenvolvimento do carisma, da espiritualidade e da missão marista na história. Assim como inspirar as práticas atuais de nossa instituição.

A saber, as Oficinas do PHEM acontecem há mais de 15 anos. E integram a grade de cursos de curta duração ofertados pelo Memorial Marista e pelo Farol 1817.

Serviço

Oficina do PHEM 2022
Tema: Irmão Francisco – Espiritualidade, liderança e gestão
Data: 18 e 19 de abril
Horário: 15h às 17h
Local: Online (Via Teams)
Inscrições: Portal Farol 1817, no eixo de Identidade e Missão