“Os Superiores Gerais do período da consolidação do Instituto Marista (1839-1907)”: este foi o tema da edição mais recente da Oficina do Patrimônio Histórico e Espiritual Marista (PHEM), promovida pelo Memorial Marista da PMBCS, em parceria com o Instituto Ciência e Fé da PUCPR. A atividade foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro de 2019, no Centro Marista Champagnat (CMC), e contou com um total de 24 participantes.

“A Oficina do PHEM se destaca como um espaço qualificado de acesso às pesquisas mais recentes realizadas em nossa Província Marista Brasil Centro-Sul”, afirma Angelo Ricordi, colaborador do Memorial Marista que contribuiu na organização da Oficina.

Programação aprofundada

O conteúdo apresentado foi baseado nos livros Nossos Superiores Gerais e Mística, Sabedoria e autoridade no século XIX – Estudos sobre o Irmão Francisco, primeiro Superior Geral dos Irmãos Maristas. As publicações apresentam pesquisas desenvolvidas pelo Memorial Marista e o Instituto Ciência e Fé. 

Na abertura do evento, Ir. Benê de Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, destacou a importância do avanço da pesquisa para além da figura do Padre Champagnat, enfatizando a relevância do resgate da história dos primeiros Irmãos e dos primeiros Superiores Gerais.

“Destaco como muito relevante a partilha em formato de painel dos resultados dos dois primeiros anos de pesquisa do Laboratório Irmão Francisco Rivat, sobre o primeiro sucessor do Padre Champagnat”, comenta Ricordi, que explica que embora existam outras biografias sobre o Ir. Francisco, o estudo de seus cadernos e cartas pessoais ainda é um tema inédito no Instituto Marista. 

Outro ponto importante da programação foi a conferência do Irmão Joan Moral, com o tema “Volta às fontes: três grandes sucessores do Irmão Francisco: Irmãos Louis-Marie, Nestor e Théophane.

Andreia Cristina Serrato, Angelo Ricordi, Ernesto Sienna, Fabiano Incerti, Ir. Ivo Antonio Strobino, Ir. Joan-Moral Barrio e João Luis Fedel Gonçalves foram os professores que conduziram a oficina.