Em 2022, o Estatuto da Criança e do Adolescente completou 32 anos. Com o intuito de despertar reflexões e ações em prol dos direitos que constam nesse documento, trazemos dois vídeos curtos, porém profundos, com o título “Olhar que importa”.

Neles, o Ir. Benê de Oliveira, Superior Provincial da PMBCS e presidente do Conselho Superior da UMBRASIL, e educadores Maristas falam sobre como a defesa dos direitos de crianças e adolescentes deve ser prioridade absoluta. 

“Olhar que importa” faz parte da campanha “Sob o Olhar de Quem Importa”, desenvolvida pelo Centro Marista de Defesa da Infância e pelo Grupo Marista, com apoio da UMBRASIL.

Direito à participação

No primeiro vídeo, o foco é o direito de participação. Ou seja, meninas e meninos têm o direito de fazer parte de debates sobre temas que afetam suas vidas.

A saber, este direito está no ECA e, além disso, é um dos quatro princípios da Convenção sobre os Direitos da Criança, da ONU. Dessa forma, garantir esse direito é condição fundamental para a efetivação do conceito de “sujeitos de direitos”, do exercício de cidadania que deve ser garantido às crianças e aos adolescentes.

Cuidado com a Casa Comum

Já no segundo vídeo, os educadores comentam sobre a importância de todos cuidarem da Casa Comum. Isto é, crianças, adolescentes e adultos são chamados a fazerem parte do debate. Bem como da busca por soluções. Somente assim será possível garantir os direitos previstos no ECA.

Nesse sentido, o valor da sustentabilidade, que está ligado à missão Marista, nos desafia a criar soluções inovadoras, que contribuam tanto para a conservação ambiental quanto para a transformação social. Assim, seguimos em sintonia com a mensagem do Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si’ e no Pacto Educativo Global.

Se você ainda não assistiu os vídeos anteriores da campanha, com o recado dos alunos Maristas sobre as questões ambientais, clique aqui.