Você já ouviu falar da Praça da Vida Marista? Essa é uma iniciativa que reúne pessoas de diversas expressões do Carisma herdado de Champagnat, em um simbólico espaço de “praça”. Juntos, Irmãos, integrantes do Movimento Champagnat da Família Marista, Grupos Laicais, Laicato Jovem e colaboradores somam experiências e ideias para o presente e o futuro da missão Marista.

Quem já participou de um momento como esse sabe quão rico é o encontro presencial. Mas sabe também que essa troca extrapola os limites de um espaço físico. 

Por isso, durante a pandemia, os membros da Praça da Vida Marista usaram a tecnologia para criar novas formas de se reunir. E, certamente, seguem pensando em alternativas para a ação.

Arte Natal 2020Preparação para o Natal

Os Maristas de Champagnat têm um encontro virtual marcado para o dia 17 de dezembro, às 17h: uma missa em preparação para o Natal. A Celebração Eucarística será presidida pelo Grão-Chanceler da Universidade, Dom José Antônio Peruzzo, e transmitida pelo canal da PUCPR no Youtube.

Como parte desse período de reflexão e renovação da nossa espiritualidade, a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS está promovendo uma ação paralela, junto com os participantes da Praça da Vida Marista. A proposta é que, na mesma data da missa, uma corrente de solidariedade chegue às pessoas que mais precisam.

“Será uma campanha de ação solidária, motivando os Maristas da Praça a realizarem alguma ação com as pessoas em situação de rua, com a ideia de que estão na Praça como nós, mas nas praças da vida, sem teto, sem comida”, explica Mariana Rogoski, colaboradora da PMBCS.

Como participar da boa ação da Praça da Vida Marista

Arte Natal 2020Nesse sentido, há muitas formas de fazer parte deste gesto de amor ao próximo. Por exemplo: doar um prato de comida, uma cesta básica ou roupas para quem está em situação de vulnerabilidade. Além disso, pesquisar e apoiar boas ações que estejam sendo organizadas em sua cidade, para atender quem vive nas ruas e praças locais.

Assim sendo, poderemos espalhar o espírito natalino, bem como o Carisma Marista, para além das telas de computadores e celulares pelas quais temos nos encontrado.

De acordo com Mariana, essa seria “uma forma de retribuir a Deus nossa gratidão pela vida e cuidar do próximo, assim como Jesus nos pediu”.

“Pois eu estava com fome, e me destes de comer […] Em verdade, vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses mais pequenos, foi a mim que o deixastes de fazer!” (Mt 25, 35a, 45).

>>> Leia mais: Programação do Natal 2020