Em março de 2023, a Igreja celebra um marco: o aniversário de dez anos do Pontificado do Papa Francisco. Homem reconhecido pela humildade, pelo diálogo inter-religioso e por dar destaque à misericórdia de Deus. 

O argentino Jorge Mario Bergoglio nasceu no dia 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires. No dia 13 de março de 2013, tornou-se o 266º Papa da Igreja Católica e chefe de Estado do Vaticano, como o primeiro Papa nascido na América e primeiro Pontífice com origens no Hemisfério Sul. 

Vamos rezar pelo Papa

Durante o Sínodo Digital realizado neste mês de fevereiro, foi lançada uma página virtual chamada “Uma Ave Maria pelo Papa Francisco”. Uma maneira interativa para que as pessoas possam demonstrar apoio ao Santo Padre nesta data especial.

A página permite que você “acenda” uma vela no mapa digital dedicado ao homenageado, com o intuito de mostrar que há fiéis compartilhando essa intenção em várias partes do mundo.

Além disso, você pode informar quantas Ave-Marias se compromete a rezar no dia 13 de março, para celebrar o aniversário de Pontificado. 

>>> Clique aqui para registrar sua oração.

Novo livro do Papa Francisco

Outra ação que faz parte das comemorações da primeira década de Pontificado é o livro “Busque seu horizonte. Levante-se e recomece hoje”. 

O conteúdo é baseado em um diálogo do Papa Francisco com o Padre Davide Banzato, sacerdote da comunidade Novos Horizontes e um rosto conhecido na TV italiana, como apresentador do programa “I Viaggi del cuore”. Em síntese, são dez questões propostas pelo religioso e respondidas pelo líder da Igreja Católica.

Assim como o título sugere, o livro apresenta uma mensagem de esperança. E foca na “viagem ao coração” que cada pessoa deve fazer, para conseguir enxergar os horizontes da vida. 

Ou seja, é uma obra que diz muito sobre o presente e o futuro. Além disso, retoma depoimentos e discursos de Jorge Mario Bergoglio e traz reflexões sobre as guerras e crises econômicas. 

A saber, o lançamento do material aconteceu no dia 21 de fevereiro. 

Leia também

>>> Solidariedade: o que nos diz o Papa Francisco?
>>> Inspire-se! 5 frases do Papa Francisco sobre vocação