De acordo com o Papa Francisco, a Quaresma é um “tempo propício para a renovação pessoal e comunitária da fé”. Por isso, com o intuito de promover reflexões durante este período, a Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS criou um conteúdo especial para as pessoas ouvirem e pensarem. 

No período da Quaresma, toda sexta-feira será divulgado um audiopost relacionado ao Evangelho de domingo. Em síntese, a proposta é fazer uma análise das passagens bíblicas sob um olhar pedagógico. Bem como traçar um paralelo com a Campanha da Fraternidade 2022, que neste ano trata de Educação. 

Dessa forma, os áudios têm o objetivo de chamar a atenção para os ensinamentos contidos nas parábolas das Sagradas Escrituras, mas também nos inspirar para ações práticas.

>>> Quer saber mais sobre a Campanha da Fraternidade 2022? Clique aqui e confira os materiais especiais que a Umbrasil e a PMBCS prepararam.

Confira os audioposts já lançados:

 

Quaresma 01 Jesus tentado no deserto

#1 Quaresma – Jesus tentado no deserto

No primeiro áudio, lembramos do momento em que Jesus é tentado no deserto. E do caminho interior percorrido por cada indivíduo para se preparar para a missão. Afinal, enquanto passa pelas provações, Ele repensa seu projeto de vida e reafirma suas convicções.

Ouça aqui.

 

Quaresma 02 A transfiguração de Jesus#2 Quaresma –  A transfiguração de Jesus

Na segunda semana, o Evangelho trata da cena da transfiguração de Jesus, na qual Moisés e Elias participam. Ou seja, há um encontro com a tradição, representada pelos personagens do Antigo Testamento. No entanto, o olhar educativo nos faz compreender que a experiência de Jesus é pessoal, assim como a de seus discípulos. Cada um de nós vive seu próprio êxodo até se encontrar.

Ouça aqui.

 

Quaresma 03 A figueira sem frutos#3 Quaresma – A figueira sem frutos


O terceiro áudio é um convite para refletirmos tanto sobre fatos passados quanto acontecimentos presentes, pois o Evangelho aborda a brutalidade e a injustiça de atos violentos entre pessoas e povos. Além disso, nos desperta frente à fragilidade de apontar causas fáceis para essas situações. E reforça o papel transformador da educação diante das realidades desafiadoras, para que a esperança de um mundo melhor não se esvazie.

Ouça aqui.

 

Quaresma 04 O filho pródigo#4 Quaresma – O filho pródigo

Na quarta semana da Quaresma, somos chamados a nos aprofundar na parábola do filho pródigo. Sem dúvida, uma narrativa rica de dicas pedagógicas. Um exemplo que demonstra que educar também é acolher. E que, apesar das diferentes condutas, cada um tem seu caminho de aprendizado. 

Ouça aqui.

 

 

Quaresma 05 Jesus e a mulher#5 Quaresma – Jesus e a mulher

O Evangelho do quinto domingo da Quaresma narra o encontro de Jesus com a mulher acusada de adultério. A mesma cena que ilustra o cartaz da Campanha da Fraternidade 2022. Ou seja, mais um caso em que Cristo ensina a partir da humanização da realidade. Não pelo poder da lei dos homens, mas sim a partir do chamado à consciência dos limites de cada um e ao respeito da dignidade humana. 

Ouça aqui.

 

 

#6 Quaresma A entrada em Jerusalém (1)#6 Quaresma – A entrada em Jerusalém

Na última semana da Quaresma, lembramos do significado do Domingo de Ramos. Isto é, recordamos a entrada jubilosa de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho emprestado. Bem como sua acolhida como o Filho de Deus. O que podemos aprender com essa cena?

Ouça aqui.

 

 

Os conteúdos lançados estão disponíveis na plataforma do Spotify e também na seção de podcasts do portal Farol 1817. A cada semana uma novidade. Acesse aqui.

 

>>> Leia também a mensagem do Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, para a Quaresma.