Como intenção das orações de novembro, o Papa Francisco faz um apelo às crianças e adolescentes que sofrem, em especial às abandonadas, rejeitadas ou que sofrem com a miséria, pobreza e todos os tipos de conflitos. O Pontífice fala ainda sobre a falta de oportunidade para o desenvolvimento das crianças e jovens nesta situação, uma vez que o acesso aos direitos básicos fica prejudicados.

A mensagem do Papa pode ser conferida em vídeo:

Pedido do Papa é um Compromisso de Champagnat

O cuidado com as crianças e jovens, principalmente com os mais empobrecidos, é o que move a Missão de Marcelino Champagnat. O fundador do Instituto Marista vislumbrou há mais de 200 anos, que por meio de uma educação evangelizadora seria possível tornar Jesus Cristo conhecido e amado e ocasionar verdadeiras transformações sociais.

Dando continuidade ao legado de Champagnat, a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) segue atuando de maneira a chegar até quem mais precisa. Por aqui, além das bolsas sociais concedidas nos Colégios Maristas, existem 18 escolas sociais, que atendem gratuitamente há mais de 7 mil meninos e meninas. As unidades funcionam dentro de comunidades em situação de vulnerabilidade social e além de ofertar a educação básica de qualidade, também acompanha as crianças, jovens e suas famílias com uma equipe multidisciplinar, com pedagogos, assistentes sociais e psicólogos, além de uma forte atuação da Pastoral Marista.  Acesse https://maristaescolassociais.org.br/ e conheça mais sobre essa iniciativa.

Este é um exemplo de atuação da PMBCS que está ligada a uma das Prioridades do Triênio da Província (2021-2024): a dos Maristas de Champagnat em Missão. Saiba mais sobre as nossas prioridades clicando aqui.