Como Maristas de Champagnat, acreditamos que o diálogo pode nos levar mais longe, ao promover aprendizados, troca de experiências e debate de ideias. Muitas vezes, diante de desafios e situações que parecem insolúveis, uma boa prosa pode trazer aquele estalo que sentimos quando vislumbramos uma alternativa. 

Isso serve tanto para assuntos pessoais quanto profissionais. Quantas vezes não foi na conversa com outras pessoas, a partir da partilha de exemplos, que conseguimos enxergar uma luz no fim do túnel? Ou então nos inspirar para tentar algo diferente. Ou, ainda, tirar dúvidas que estavam pelo caminho.

Partilha e ProsaComo isso se dá na Província

Sem dúvida, essa temática também está relacionada à campanha das Prioridades do Triênio, promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul em todos os seus segmentos de atuação. Afinal, uma dessas prioridades definidas para o período de 2021 a 2024 diz respeito à Província Mais Simples. Ela tem como objetivo criar, na instituição, mecanismos que tornem a vida pessoal, comunitária e institucional mais simples, transparente e participativa, como forma de viver coerentemente o Evangelho e assumir a missão, segundo o Carisma Marista.

A Organização Religiosa da PMBCS tem uma iniciativa, proposta pela área de Desenvolvimento Humano e Institucional (DHI), que visa cumprir com essa demanda. Trata-se do Partilha & Prosa: um encontro que acontece periodicamente, com o intuito de proporcionar aos colaboradores um momento de diálogo com o Diretor Executivo da instituição.

Transparência institucional

De acordo com Vanessa Wilczec de Oliveira, da área de DHI da Organização Religiosa, o evento é um momento leve de partilha sobre as principais iniciativas internas da organização e, ainda, um espaço para que os colaboradores possam fazer perguntas sobre os processos. “Essa iniciativa pressupõe a manutenção e o aperfeiçoamento da transparência institucional, já que oportuniza ao colaborador um espaço de escuta e diálogo”, explica. 

Ao longo do ano de 2021 foram realizadas quatro edições do Partilha & Prosa na modalidade virtual. Em 2022, os eventos foram realizados de forma híbrida (presencial e online).

Quer saber mais sobre as Prioridades do Triênio? Acesse a nossa página especial.