No mês de agosto, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) completou 17 anos de existência. Por isso, houve uma grande festa por toda a Província, com direito à live transmitida em Curitiba e celebrada em todas as Unidades Maristas. 

Sem dúvida, muitas pessoas foram e continuam sendo impactadas por esse “espaço privilegiado de evangelização das juventudes”. Além disso, alguns dos adolescentes de ontem – hoje jovens leigos Maristas – continuam a nutrir uma memória afetiva bastante especial para com a PJM. 

Falas de quem traz em si as vivências da PJM

“Dos 17 anos de PJM, pelo menos em 9 eu pude vivenciar inúmeras experiências de amor e solidariedade! Agradeço por tudo que vivi, pelos amigos que conquistei, pelas portas que me foram abertas. Tenho a certeza de que somente sou a pessoa que sou hoje graças às experiências proporcionadas pela PJM”, conta Dhiovana Francini, que faz parte do Laicato Jovem, em Londrina (PR). E acrescenta: “Que venham muitos outros anos e que outros jovens possam viver tudo o que já vivenciei”. 

“Ao completar 17 anos de PJM, recordamos a trajetória de tantos adolescentes e jovens que passaram por esse processo de amadurecimento na fé. É tempo de celebrar! Celebrar a vida de cada um. Agradecer as oportunidades de experiências de relação consigo mesmo, com o outro e com Deus! Uma Pastoral feita com o jovem e que instiga o protagonismo e a liderança. Em 17 anos, a PJM já transformou vidas e muitas famílias foram impactadas por esse projeto”, afirma Felipe Ribas Munhoz da Rocha, leigo Marista que atua em Curitiba (PR).

Da Pastoral Juvenil Marista para o mundo 

Para compreender um pouco mais da mensagem que fica desse marco de aniversário, conheça a música tema da celebração de 2022. Com o título “Seja luz, acredite na transformação”, ela é de autoria de Ian Quint Leisner, ex-aluno Marista e participante da PJM. Em síntese, a canção aborda a importância de manter e de levar esperança por onde formos, apesar dos desafios. 

Atualmente, a PJM encontra-se presente em todo o mundo Marista. Somente no Brasil, são aproximadamente 7 mil jovens organizados em grupos nas três Províncias Maristas. Na PMBCS, temos cerca de 3 mil participantes, além de pastoralistas, colaboradores e Irmãos envolvidos. Nesse sentido, cada uma dessas pessoas é uma multiplicadora dos ensinamentos da Pastoral, tornando ainda maior o alcance dessa mensagem de amor ao próximo.

>>> Clique aqui para saber mais sobre a Pastoral Juvenil Marista

>>> Siga o perfil @juventudesmaristas no Instagram