Há 15 anos, começava oficialmente a história da Pastoral Juvenil Marista (PJM) na Província Marista Brasil Centro-Sul. Desde então, por meio de ações que foram se fortalecendo ao longo dos anos, adolescentes e jovens são chamados para exercerem seu protagonismo. Tudo isso com base na espiritualidade cristã e com o intuito de promover transformações na sociedade.

Live

Embora a pandemia tenha trazido mudanças nos planos, esse momento não poderia deixar de ser celebrado. Por isso, no dia 25 de agosto, data de aniversário da PJM, uma live foi realizada pelo canal do Farol 1817 no Youtube.

A saber, a transmissão ao vivo contou com as falas do Ir. Miguel Fernandes Ribeiro; dos colaboradores Bruno Socher (Diretoria de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS) e Laura Ferraz (Diretoria de Identidade, Missão e Vocação do Grupo Marista); do voluntário Diogo Galline (Programa La Valla 200); e das jovens Ceci Reis e Juliana Ferraz. 

Ir. Miguel destacou que a caminhada da PJM é marcada por símbolos e por pessoas que foram e são presença significativa até hoje nessa história. E conduziu a programação, incluindo momentos de espiritualidade, vídeos e fotos das diversas unidades da Pastoral e sorteio de kits. Confira:

Clipe comemorativo

Além disso, a Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista produziu um clipe da música “A gente faz acontecer”. A gravação contou com a participação de integrantes da PJM de várias cidades. E certamente retrata a vontade dos jovens de dar sequência à realização do sonho de Marcelino Champagnat.

O vídeo está disponível no Instagram, no perfil @juventudesmaristas. Assista aqui

Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista

Outro marco deste ano foi a elaboração das Diretrizes Nacionais da Pastoral Juvenil Marista. Um documento leve e acessível, dedicado tanto aos adolescentes e jovens da PJM quanto aos seus acompanhadores (animadores, articuladores, assessores, coordenadores e pastoralistas). 

O material foi elaborado a várias mãos. É resultado da colaboração de integrantes da UMBRASIL com as três Províncias do Brasil Marista (Centro-Sul, Centro-Norte e Sul-Amazônia). Acesse o pdf

Curso 

Para quem quer saber mais sobre a história e a atuação desta Frente de Missão, o portal Farol 1817 disponibiliza um curso gratuito chamado “Conhecendo a Pastoral Juvenil Marista”.

A partir deste material didático e dinâmico, o aluno poderá conhecer os fundamentos básicos que compõem a proposta de evangelização da Pastoral, responsável por promover a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários por meio de uma vivência comunitária, do cultivo da espiritualidade, do fortalecimento da autonomia e do aprofundamento do carisma Marista. Veja mais informações e matricule-se aqui