A décima primeira mensagem da Comissão Internacional de Missão do Instituto Marista traz como título “A Pastoral Juvenil Marista: uma forma de caminhar juntos como família global”. A mensagem sublinha o que as Constituições do Instituto mencionam sobre as crianças e os jovens no mundo de hoje: 

“Contemplamos o mundo com os olhos das crianças e dos jovens empobrecidos. Mantemo-nos atentos e disponíveis para ir a novos campos de missão junto aos mais vulneráveis dentre eles” (artigo 60).

A carta é de autoria do Ir. Mark Omede. Ele é diretor adjunto do Secretariado de Educação e Evangelização da Administração Geral do Instituto.

Principais tópicos 

Em síntese, o texto questiona “o tipo de PJM que queremos ter hoje”. E busca responder à pergunta: quais são as experiências atuais da Pastoral Juvenil Marista que nos ajudam a manter o contato com os jovens? 

Da mesma forma, o documento busca as melhores práticas fora do mundo marista. Pois, hoje mais do que nunca, as alianças e o intercâmbio de boas práticas produzem melhores resultados do que agir isoladamente.

As reflexões têm o intuito de responder criativamente às aspirações da Pastoral Juvenil Marista. Afinal, como cuidadores dos jovens, os Maristas são chamados a ser construtores de pontes. Bem como a estar próximos deles, sobretudo os marginalizados.

Ações em prol da Pastoral Juvenil Marista

Em conclusão, a mensagem faz um chamado à ação. Assim, convida todos os agentes da Pastoral Juvenil Marista a:

  • Promover as plataformas da PJM, principalmente nas Unidades Administrativas (UAs) mais necessitadas.
  • Fomentar a interconexão entre as PJM em todo o mundo.
  • Compartilhar as melhores práticas e fazer sinergias entre as UAs e as Regiões.
  • Promover o trabalho em rede da PJM.
  • Trabalhar com os Centros de Pesquisas da Juventude (Observatórios) para analisar, continuamente, o mundo juvenil, as mudanças culturais e os novos valores geracionais.
  • Por fim, criar e acompanhar as experiências da PJM como resposta aos apelos do XXII Capítulo Geral, para promover a escuta, a transformação, o empoderamento e o acompanhamento dos jovens.

>>> Clique aqui para ler e baixar a mensagem completa.

Acesse todas as mensagens da Comissão

A Comissão Internacional, formada por Irmãos e Leigos, assumiu a tarefa de refletir sobre a centralidade da missão marista no mundo de hoje.

Se quiser compartilhar suas ideias, reflexões ou experiências com a Comissão após a leitura desta mensagem, você pode escrever para [email protected]

Além disso, neste link você encontrará todas as mensagens que a Comissão publicou desde o ano passado.