Nesse dia 30 de março, celebramos o Dia Mundial da Juventude. Champagnat, desde o começo do Instituto, privilegiou e deu espaço para os jovens. Foi a juventude que ajudou Marcelino a construir as bases maristas que até hoje dão vida ao nosso carisma.  

“As juventudes estão presentes em nosso DNA desde os primórdios. Foi a partir do sonho de um jovem, Marcelino Champagnat, junto ao despojamento de dois outros jovenzinhos, que nasce o que hoje conhecemos como Instituto Marista”, afirma Diogo Galline, especialista em Juventudes da PMBCS.  

Para o Irmão Miguel Fernandes Ribeiro, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, o protagonismo juvenil se faz presente na Província. “O desejo de construir uma sociedade mais justa e solidária é latente em nossas juventudes. Nosso papel como Maristas de Champagnat é proporcionar aos adolescentes e jovens espaços de formação, debate e participação em que os nossos jovens possam ser escutados e exercerem seu protagonismo juvenil, contribuindo com reflexões e ações concretas”. 

Dentro da Província Marista Brasil Centro-Sul, são várias as iniciativas que mantém a presença dos jovens, como o Laicato Jovem, a Comissão Provincial de Juventudes e a Pastoral Juvenil Marista, um espaço especial para evangelização e pertença desse público.  

Em 2023, no ano das Juventudes, teremos a Jornada Mundial da Juventude e o Encontro Internacional de Jovens Maristas, eventos os quais os jovens maristas se fazem presentes e que ocorrem através da existência de organizações locais. “Um espaço privilegiado de participação e protagonismo encontra-se nas comissões locais de Juventudes e na Comissão Provincial de Juventudes, as quais os jovens atuam em prol da construção da civilização do amor”, conclui o Irmão Miguel. 

Diogo Galline ressalta a presença juvenil no Marista atual. “Podemos nos orgulhar em perceber que os jovens ocupam o centro de nossa missão de tornar Jesus Cristo conhecido e amado. Tudo o que somos e fazemos é por/pelo/junto a eles”, conclui. 

Que nesse Dia Mundial da Juventude os jovens possam seguir atuantes, como transformadores e construtores da sociedade em que vivemos. Sendo o presente das nossas realidades que buscam um mundo melhor.