Moça assistindo conteúdo pelo notebookA Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e o Farol 1817, em parceria com o Instituto de Ciência e Fé e a Escola de Humanidades da PUCPR, lançaram o painel Farol de Esperança. Trata-se de uma série de seminários e debates online com especialistas, como uma forma de refletir sobre o atual momento que vivemos enquanto sociedade. 

O objetivo do projeto é mobilizar alunos, professores, pais e sociedade em geral para pensar sobre temas que têm despontado no cenário de pandemia. Assim como sobre as possíveis mudanças paradigmáticas pós crise.

Essa novidade foi desenvolvida também para nos aproximar durante o período de distanciamento social. Por isso, os encontros do painel Farol de Esperança serão realizados semanalmente, sempre na quinta-feira, às 17h, por meio do canal do Farol 1817 no Youtube.

Farol de Esperança: uma forma especial de presença

José Leão, Diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, relaciona essa nova ação ao jeito Marista de ser, que resume-se em uma forma especial de presença. “Uma presença que se faz atenta, diligente e solidária. Ser Marista é fazer-se presente, inteiramente, no contexto em que se vive. Mas não basta estar atento, é necessário atuar de modo solidário. Foi assim que Marcelino Champagnat se fez presente na vida das crianças e jovens, especialmente dos mais vulneráveis, no interior da França, no século XIX, agindo para que tivessem acesso à educação de boa qualidade. Em um mundo marcado por diferentes tipos de turbulências, o XXII Capítulo Geral convida os Maristas de Champagnat, presentes em mais de 80 países, a serem farol de esperança, assumindo compromisso com a superação dos problemas atuais que afligem e machucam crianças e jovens”, comenta.  

Moça assistindo conteúdo pelo notebook

A partir de assuntos das áreas bíblica-teológica, pastoral, bioética, economia, educação e filosofia, o painel tem uma abordagem científica interdisciplinar. Além disso, recordando os apelos do XXII Capítulo Geral, de “ser farol de esperança nesse mundo turbulento”, entende-se como momento oportuno oferecer pílulas de esperança em forma de conversas e debates online. Razão pela qual se deve também a origem do nome do projeto. 

Ademais, as transmissões ficarão salvas no canal do Youtube do Farol 1817. E poderão ser utilizadas em outros momentos, como fóruns, aulas, reuniões, formações, etc.

Serviço

Painel Farol de Esperança
Quando: sempre às quintas-feiras
Horário: 17h
Onde: canal do Youtube do Farol 1817