O Ir. Seán Sammon, que foi Superior Geral e Doutor Honoris Causa, da PUCPR (2009), faleceu no dia 9 de setembro, em Poughkeepsie Town, (USA), mas deixa um grande legado para os Maristas de Champagnat.

De acordo com o Ir. Benê, Superior Provincial da PMBCS, em vida ele foi um Irmão amável, especial, dotado de grande inteligência, capacidade de trabalho, sensibilidade e sabedoria para a Província dos Estados Unidos, o Instituto Marista, a Vida Consagrada, a Igreja. “Soube conviver com os seus iguais e com os que não eram tão iguais. Esse querido homem de Deus morreu, mas ficaram suas preciosas lições, exemplos, lembranças e produções”, afirma.

Homenagem

 Em nome de todos os Maristas de Champagnat da PMBCS, o Ir. Benê gravou um vídeo com o intuito de homenagear o Ir. Seán. No material, ele afirma que apreciou muito conhecer e interagir com esse Irmão. “Ele era pragmático como muitos americanos, mas também muito simples, profundo, fraterno, líder”, diz.

Além disso, ele salienta que as “belas e didáticas Circulares, Cartas e Pronunciamentos do Ir. Seán são reveladores do seu entusiasmo e paixão pela vida, vocação e missão maristas e da sua esperança e visão de futuro para o nosso Instituto Marista”. Assista ao vídeo e confira a homenagem na íntegra.

Produção do Ir. Seán Sammon

 Ao longo de sua vida, o Ir. Seán Sammon escreveu muitos livros e artigos e, especialmente os títulos “Uma revolução do coração”; “Maravilhosos companheiros” e “Um coração sem fronteiras”. Todos esses materiais e outros estão disponíveis para download, em português, no site do Instituto Marista: Ir. Seán Sammon (1947 – 2022) – Champagnat

O Ir. Benê destaca a primeira e primorosa Circular do Ir. Seán. Segundo o Provincial, ele nos animou a viver a “Revolução do Coração” e considera que a leitura ou releitura dessa circular pode ser um tributo à memória do Ir. Seán. “Lá estão inscritos elementos e desafios para o desenvolvimento da “Espiritualidade do Coração” para a vida, vocação e missão dos Maristas de Champagnat”, explica.

 

Biografia do Ir. Seán Sammon

O Ir. Seán nasceu em 26 de novembro de 1947, em Manhattan, Nova Iorque (USA). Estudou na Saint Agnes High School, depois, no juvenato de Esopus. Fez o noviciado em Tyngsboro, emitiu os primeiros votos em 1967. No Marist College de Poughkeepsie graduou-se em 1970. Lecionou na Saint Agnes High School de Nova York; ao mesmo tempo estudava na Nova Escola de Investigação Social, onde conseguiu sua licença em 1973.

Depois matriculou-se na Universidade de Fordham e conseguiu o doutorado em Psicologia Clínica, em 1982. Em 1978 foi convidado para ser membro do pessoal da Affirmation House de Massachusetts e, em 1982, foi nomeado diretor clínico internacional da referida instituição, posto que ocupou até 1987. Publicou dez livros, um grande número de artigos e fitas magnetofônicas sobre temas de psicologia e a vida religiosa.

Em 1987, foi nomeado Provincial da Província de Poughkeepsie; neste período foi eleito Presidente da Conferência de Superiores Maiores das Congregações Religiosas Masculinas dos Estados Unidos. No XIX Capítulo Geral, em 1993, foi eleito Vigário Geral. Depois, no XX Capítulo Geral, em 2001, foi eleito Superior Geral, cargo que exerceu até 2009.

 

Fonte: Ir. Seán Sammon (1947 – 2022) – Champagnat