No dia 6 de setembro, os Irmãos Maristas com até 50 anos de idade da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) participaram de uma live onde foi apresentado um plano de formação para a vida consagrada. O encontro teve início com a acolhida do Ir. Vanderlei, que agradeceu a presença de todos e destacou que o VIII Capítulo Provincial indicou a necessidade de repensar o papel do Irmão na missão e a liderança significativa. Foi a partir dessa reflexão que surgiu a proposta de uma formação robusta, atual e capaz de fortalecer o engajamento dos Irmãos na missão.

Em seguida, o Ir. Miguel Fernandes ressaltou que vivemos um momento decisivo para a Província, onde o cuidado com os Irmãos e seus processos formativos é fundamental: “Temos Irmãos com grande potencial, que podem contribuir ainda mais com nossa missão”, afirmou.

Dinâmica do plano formativo

José Leão da Cunha Filho, membro da equipe que está elaborando o plano, apresentou três conceitos-chave. O primeiro é que “formar é um ato de confiança no futuro e nas pessoas que o constroem”. O segundo é que “formar não é formatar”, destacando que a proposta será moldada de acordo com as necessidades de cada Irmão. O terceiro conceito aponta para o início do plano, que ocorrerá ainda em 2024, com ferramentas de autoconhecimento como assessment, mapeamento de expectativas e criação de Programas de Desenvolvimento Individual (PDI).

O cronograma prevê que, em fevereiro de 2025, acontecerá o primeiro encontro dos Irmãos, para avaliar o caminho percorrido na primeira fase do plano. Três encontros presenciais de dois dias estão programados para abril, julho e outubro, com foco nas rodas de conversa sobre as competências diagnosticadas.

Já em 2026, os Irmãos terão a oportunidade de participar de vivências em locais Maristas emblemáticos. A imersão ocorrerá em maio, com 9 dias de duração, divididos entre Roma e L’Hermitage, para aprofundamento espiritual e cultural. O último encontro será em julho, para avaliar a experiência formativa.

Participantes

Participam do processo de formação os Irmãos: Aderlan Nascimento, Adilson Janovski, Darlan Santorum, Leomar D’Ávila, Nathan Costa, Vanderlei Siqueira, José Augusto, Rafael Fagner, Miguel Fernandes, Tiago Fedel, Anacleto Peruzzo, Bruno Marcondes, Carlos Henrique, Valério Dellalibera, Valdir Gugiel, Alison Furlan, Edicarlos Coelho, Ronaldo Luzzi, Rafael Fernandes, Delcio Balestin e Rogério Mateucci. O grupo inclui Irmãos com até 50 anos, o Provincial, o Vice-Provincial e Conselheiros. 

Expectativas

Ao fim da live, o Ir. Vanderlei enfatizou que a formação técnica, pessoal e espiritual desse grupo é fundamental para o futuro da Província. Ele reforçou que, embora a participação no programa não seja obrigatória, ela é altamente recomendada, destacando a importância de “cuidar de quem cuida”. Segundo ele, a formação é uma resposta à necessidade de preparar os Irmãos para participarem ativamente na missão e manterem viva sua vocação.

Diversos Irmãos se manifestaram sobre o plano formativo. Para o Irmão Miguel Fernandes, as ferramentas de assessment serão essenciais para o desenvolvimento. O Irmão Valdir Gugiel complementou: “Esse momento formativo valoriza o espírito de família e nos dá segurança quanto à nossa vocação, promovendo um crescimento integral”.

O Irmão Rogério destacou que a experiência é uma oportunidade única: “Não se trata apenas de nos qualificarmos como profissionais, mas de nos amadurecermos como pessoas. É um convite para crescermos como peregrinos de esperança”. Ele ainda ressaltou o cuidado mútuo, um valor fundamental do carisma marista.

Já o Irmão Rafael Fagner Ferreira expressou sua gratidão pelo apoio ao desenvolvimento pessoal. O Irmão José Augusto Wendler, “Gutto”, reforçou o caráter colaborativo do processo: “É uma oportunidade de construção conjunta, que responde ao nosso desejo de desenvolver habilidades”.

Para o Irmão Carlos Henrique Oliveira, que passou pelo DISC, a formação trouxe clareza quanto ao seu papel na missão marista: “Identifiquei tanto meus pontos fortes quanto as áreas que precisam ser trabalhadas. O projeto nos ajuda a descobrir nosso lugar no Instituto”. O Irmão Anacleto Peruzzo, Vice-Provincial, finalizou afirmando: “A formação é contínua, e sou grato por tudo que recebi. Esse é o momento de se preparar, pois as responsabilidades serão maiores”.