O Superior Provincial, Ir. Benê Oliveira, bem como todos os Maristas de Champagnat da PMBCS, expressam seu pesar e luto pela Páscoa do Papa Emérito Bento XVI (Joseph Ratzinger) ocorrida em 31 de dezembro de 2022, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano.

Mensagem do Provincial

Nunca arrependido da renúncia (2013), o papa Emérito Bento XVI (95 anos) sempre esteve em paz consigo próprio. A renúncia passou por longo discernimento, bem rezado e sofrido, de que nunca se arrependeu, afirmou um documentário alemão sobre a decisão do ex-Pontífice, e que revelou o seu grande amor e o sentido da sua responsabilidade frente ao que significa, hoje, governar a Igreja.

O seu cotidiano estava marcado por uma vida de rotinas, com voz frágil e dificuldade para caminhar, mas com a mente ainda clara. Homem de grande cultura, continuou a dedicar muito tempo à leitura, ele que redigiu livros de grande circulação mundial, até mais do que as suas três encíclicas, deixou um legado admirável no que se refere à difusão da fé. E a quem lhe perguntava sobre o seu estado de saúde, respondia que era “um velho fim da sua viagem”. Diariamente celebrava missa na capela do mosteiro do Vaticano, passando muito tempo no escritório, que mais parece uma biblioteca. Dizia que “todas as fases da sua vida estão contidas nos livros”, deles se ocupando diuturnamente.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a superá-los, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”​, declarou em seu aniversário de 90 anos.

A PMBCS está muito unida ao Papa Francisco na oração 🙏 pela partida de Bento XVI que uniu fé e razão, esperança e caridade como servidor da Igreja por toda a sua vida, desde jovem e brilhante teólogo até a sua missão como Sucessor de Pedro, tendo sempre como bússola o Concílio Vaticano II, o que permite a Igreja seguir em mar aberto.

São Marcelino Champagnat dizia que “o Papa é para mundo espiritual o que o sol é para o mundo físico”. As Constituições Maristas (C 10) recordam o nosso profundo respeito e amor ao Papa e a adesão aos ensinamentos e orientações da Igreja.

Estimamos a bênção, os exemplos e palavras do Papa Bento XVI continuem a velar solícitas sobre a Igreja. Descanse na paz no Senhor e receba a recompensa por seu serviço a Deus, à Igreja e à humanidade.

(Ir. Benê Oliveira, fms)

Registro da Trajetória do Papa Bento XVI

A PUCPR, por meio da Diretoria de Identidade Institucional, disponibiliza, como memória e louvor a Deus pela vida e obra de Joseph Ratzinger – um material que registra sua trajetória e suas mais importantes contribuições para a Igreja e para o campo da educação e da cultura. Confira clicando aqui.

Diante da notícia da Páscoa do Papa Bento XVI, o Magnífico Reitor da PUCPR, Ir. Rogério Renato Mateucci, e sua respectiva Comunidade Universitária decreta luto acadêmico por sete dias.

Biografia do Papa Bento XVI

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu aos 16 de abril de 1927 em Marktl am Inn, no estado alemão da Baviera. Seu pai, filho de agricultores, era comissário de polícia; sua mãe, filha de artesãos, havia trabalhado como cozinheira. Viveu sua infância e adolescência em Traunstein, cidade alemã próxima da fronteira com a Áustria. Ali recebeu sua formação humana, cultural e cristã e igualmente experimentou as consequências e os problemas oriundos do regime nazista, em especial o ambiente hostil em relação à Igreja Católica na Alemanha.

De 1946 a 1951 estudou filosofia e teologia em Frisinga e em Munique, ambas na Alemanha, e em 29 de junho de 1951 foi ordenado sacerdote, sendo que, no ano seguinte, iniciou suas atividades como docente em Frisinga. Igualmente foi professor em Bonn, Munique, Tubinga e Ratisbona, sempre em intensa atividade científica. Central em sua trajetória foi a experiência de sua participação como perito teológico no Concílio Vaticano II.

Aos 25 de Março de 1977, o Papa Paulo VI nomeou-o Arcebispo de Munique e Frisinga, tendo sido ordenado bispo aos 28 de maio do mesmo ano. Pelo mesmo Paulo VI foi criado cardeal no Consistório de 27 de junho de 1977.

Já pelo Papa João Paulo II, aos 25 de novembro de 1981 foi nomeado Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, função que ocupou até o ano de 2005, quando de sua eleição ao Pontificado.

Aos 8 de abril de 2005, na condição de Decano do Colégio Cardinalício, presidiu a Missa de Exéquias de João Paulo II, na Praça de São Pedro (Vaticano).

No Conclave que se seguiu ao falecimento de João Paulo II, Ratzinger foi eleito o 265º Papa da Igreja no dia 19 de abril de 2005, com 78 anos e três dias, tomando posse aos 24 de abril seguinte.

Desde a sua posse, Bento XVI fez inúmeros pronunciamentos. Entre os principais documentos que publicou no exercício das funções de Sumo Pontífice, estão as encíclicas Deus Caritas EstSpe Salvi e Caritas in Veritate.

Em maio de 2007 Bento XVI visitou o Brasil para inaugurar a V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida (SP) e para canonizar o Fr. Antônio de Sant´Anna Galvão, o Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, em São Paulo (SP).

Bento XVI anunciou sua renúncia em 11 de fevereiro de 2013 e deixou o cargo em 28 de fevereiro do mesmo ano, data na qual retirou-se para Castel Gandolfo (nas proximidades de Roma) e a partir de onde seguiu, posteriormente, para o Mosteiro Mater Ecclesiae, nos Jardins do Vaticano, passando a ser designado como Papa Emérito.

Neste último local mencionado realizou sua páscoa no dia 31 de dezembro de 2022.