Entre os dias 16 e 17 de abril, no Centro Marista Champagnat (CMC), em Curitiba, aconteceu a Assembleia das Mantenedoras da Província Marista Brasil Centro-Sul. Irmãos, colaboradores e consultores convidados participaram do evento, expondo toda a realidade de ações e finanças do Grupo Marista e da Organização Religiosa, que compõe as entidades jurídicas/filantrópicas ABEC, APC, UCE e OR-PMBCS.

Abertura

No primeiro dia, 16, houve uma missa de abertura da Assembleia, com a presença de Irmãos, Leigos, Leigas e colaboradores, na Capela do CMC.

“Nós estamos reunidos em torno das realizações de 2022, com muitos registros, dados, estatísticas, o balanço dos resultados (…) todos comprometidos com o crescimento e o desenvolvimento das nossas Frentes Apostólicas e da Missão Marista”, afirmou o Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul, no discurso de abertura da Assembleia das Mantenedoras.

Segundo dia

O segundo dia iniciou com um momento de espiritualidade e oração conduzido pelo Irmão Anacleto Peruzzo. O Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos seguiu com o momento de acolhida, afirmando que “o objetivo da assembleia é estabelecer diálogos em torno da mesma mesa”.

Organização Religiosa

O Diretor Executivo da Organização Religiosa, José Leão da Cunha Filho e os gerentes, Juliana Fontoura Galline e Neilor Perottoni, conduziram a apresentação sobre os projetos e iniciativas de destaque da Província e balanço financeiro, ao longo de 2022. Foi apresentado, também, o Anuário de 2022: uma publicação que traz uma narrativa sobre a PMBCS inspirada nas Prioridades do Triênio, com ênfase na Animação Vocacional.  Leão ressaltou que o trabalho da Província se baseia nas pessoas e, por esse motivo, o Anuário traz depoimentos e rostos de quem faz a Missão Marista acontecer todos os dias. Além disso, o relatório destaca a Vida dos Irmãos nos aspectos da vida comunitária, espiritualidade e apostolado.

O Irmão Benê Oliveira também destaca que, mesmo a intenção principal da Assembleia ser a apresentação, prestação de contas e resultados, o Anuário 2022 está mais encorpado por ter um “balanço da Missão com alguns destaques da vida pulsante das comunidades, de algumas das muitas iniciativas da PMBCS, da voz de alguns Irmãos”.

Acesse aqui o Anuário 2022 da PMBCS

 

Grupo Marista

O Irmão Vanderlei Siqueira, Presidente do Grupo Marista, apresentou uma série de iniciativas da instituição, como  o primeiro relatório de sustentabilidade, elaborado com base em um modelo internacional, com foco em impacto social. Além disso, expôs alguns projetos e iniciativas de destaque das Frentes de Missão: PUCPR, Católica de Santa Catarina, FTD Educação, Saúde (Hospital Universitário Cajuru e Hospital São Marcelino Champagnat) e o Centro Marista de Defesa da Infância.

NIMVs

Uma parte importante do evento foi a apresentação das ações dos Núcleos de Identidade, Missão e Vocação (NIMVs) conduzida pelo Rodrigo Alexandre Melo, da área de Planejamento da Província. Os presentes puderam apreciar as atividades desenvolvidas pelos NIMVs do Corporativo, da Educação Básica, da PUCPR, da Saúde, Católica de Santa Catarina e FTD Educação.

Discussões e Partilhas

Após as exposições, os Irmãos e demais participantes se reuniram por mesas, para discutirem tudo o que foi exposto e considerarem os pontos positivos e os desafios que se apresentam.

O Irmão Delcio Afonso Balestrin, Ecônomo Provincial, considerou o processo com conquistas e desafios superados, mas que exige continuidade e olhar atento. “É uma caminhada que não tem fim”.

Foi celebrado pelos presentes o resultado financeiro e fiscal geral, a governança do Grupo Marista baseada na Liderança Profética e Servidora e o engajamento em torno da mesma missão. A Diretora de Relações Institucionais do Grupo Marista, Carmem Murara, afirmou que, “para transformarmos, nós precisamos ser transformados”. Para ela, nós temos que estar onde o nosso público está, para que mais pessoas sejam alcançadas pelo carisma e missão maristas.

Houve, também, um elogio em relação ao envolvimento mais maduro e saudável entre Irmãos e Leigos. Apesar das instabilidades ocorridas pelo mundo nos últimos anos, acredita-se que o trabalho conjunto e sinérgico entre eles contribuiu para a concretização dos objetivos institucionais.  A última parte do evento, contou com a apresentação do um balanço financeiro geral da PMBCS, com cada frente de missão detalhada economicamente.

Conclusões

A avaliação sobre a Assembleia das Mantenedoras é positiva, com expectativa de melhora e crescimento de todas as frentes de missão, no Grupo Marista e Organização Religiosa. Para o Irmão José Augusto Wendler, a Assembleia significa o avanço da missão e do caminhar da instituição, que acontece a partir do trabalho de muitas mãos, de pessoas que “acreditam de fato naquele projeto do Padre Champagnat, inspirado pelo Espírito Santo, mas que permeia toda a sociedade”.

Para o Irmão Vanderlei Siqueira dos Santos, antes da apresentação dos balanços financeiros, foi importante, mostrar os trabalhos feitos nas frentes de missão, no Grupo Marista e na Organização Religiosa, “com o foco bastante nítido na Identidade, Missão e Vocação. Iniciativas e projetos que acenam para essa dimensão institucional”, afirma.

O Irmão Bruno Marcondes relata que, para além do aspecto jurídico e burocrático, a Assembleia “tem sido um momento muito oportuno para os Irmãos se reencontrarem, partilharem a vida fraterna, alguns aspectos da missão que cada um desenvolve”. Para ele, foi um momento de união e partilha entre todos os Irmãos.

Antonio Luiz Rios esteve durante 12 anos presente nas Assembleias das Mantenedoras da instituição. Ele deixa o cargo de CEO do Grupo Marista e, ao refletir sobre o ano de2022, percebe que houve muitos desafios, por questões econômicas e tecnológicas. Apesar das instabilidades, para ele o resultado é motivo de muita satisfação.”. Ele vê boas perspectivas para o futuro da instituição, pois percebe que as lideranças vêm sendo formadas para que possam exercitar os valores maristas, um dos segredos para o sucesso institucional e o seguimento da Missão Marista. Na Assembleia, Antonio foi homenageado pelos Irmãos, que estão muito agradecidos pelo trabalho que ele realizou ao longo de todos esses anos. Ele deixa a instituição igualmente agradecido pela contribuição do Marista no desenvolvimento dele como pessoa e como profissional.

Para o Irmão Benê Oliveira, a gestão de Antonio “foi pautada pela transparência, respeito, empatia, sempre tratando os Irmãos, os diretores, os colaboradores, fornecedores etc com equidade e de forma justa”. Ele complementa que todos são agradecidos pelo humanismo, religiosidade e profissionalismo com os princípios e valores maristas que Antonio sempre levou em sua gestão.

Antonio Rios fica no cargo até o final de abril, trabalhando na condução e integração do novo Superintendente, Maurício Zanforlin.

Assista ao vídeo produzido sobre a Assembleia das Mantenedoras: