Entre os dias 17 e 20 de janeiro, mais de 30 estudantes dos Colégios Maristas Santa Maria, Paranaense e Anjo da Guarda estiveram no litoral paranaense, em Guaraqueçaba, na Missão Solidária Marista. Foram realizadas oficinas de férias com as crianças e jovens do local, revitalização de um parque com brinquedos e visitas na comunidade.

A atividade, que acontece desde 2005, foi impactada pela pandemia da Covid-19, mas foi retomada em 2023. Para Bruno Socher, especialista de Identidade, Missão e Vocação da Organização Religiosa da PMBCS, a volta do projeto teve como objetivo educar para a solidariedade. “Acredito que compreender o contexto em que estamos inseridos e realizar uma atividade voluntária que tem como benefício melhorias dentro de uma comunidade traz experiências únicas e muito valiosas para todos”, afirma.

Educação em Guaraqueçaba

A região de Guaraqueçaba conta com o Marista Escola Social Ir. Panini, que oferece educação integral e gratuita para crianças e adolescentes na região. “Nossos projetos buscam a valorização das pessoas e protagonismo social, além de participação da família e toda comunidade, por isso, a Missão Solidária é tão importante”, reforça Ana Karla Alves, coordenadora pedagógica da unidade.

Atividades para comunidade

Foram realizadas visitas na comunidade, atividades com crianças e jovens e um gesto concreto, que resultou na revitalização de um espaço da unidade que se tornou um parque com brinquedos para as crianças, incluindo doação de equipamentos como elástica, entre outros, arrecadados pelos estudantes.

Voluntariado Marista

O Voluntariado Marista tem por objetivo: educar para a solidariedade; compreender o contexto em que se está inserido; voluntariar para a sociedade; responder aos apelos da Doutrina Social da Igreja e promover a missão Marista em territórios/comunidades em situação de vulnerabilidade social.

A PMBCS acredita que o Voluntariado atende aos anseios do Instituto Marista e da Igreja e possibilita o pensamento e a ação em uma sociedade mais justa, humana e fraterna. Quer saber mais sobre o Voluntariado Marista? Clique aqui. Confira, também, o Itinerário do Voluntariado Marista.