A Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude (CEPJ) promoveu entre os dias 04 e 05 de março, na cidade de São Paulo, um encontro presencial com representantes da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação que estão trabalhando em uma proposta nacional de prevenção ao suicídio. A PMBCS está representada institucionalmente pelo especialista em Identidade, Missão e Vocação, Diogo Galline.

Grupo de Trabalho da CEPJ

O Grupo de Trabalho é liderado pela Ir. Valéria Andrade Leal, assessora nacional da CEPJ, e possui representantes de diferentes movimentos e expressões de evangelização juvenil, todos com conhecimento em Psicologia e Suicidologia.

A criação desse GT teve como motivação os alarmantes números de suicídios envolvendo jovens e adolescentes e tem, como objetivo, a formação de uma grande rede de cuidado à vida, formando pessoas capacitadas e atentas à prevenção do suicídio.

De acordo com Jonathan Igor, membro da CEPJ, a Igreja tem buscado formas de promover a vida entre as juventudes. Por conta disso, surgiu o projeto de prevenção ao suicídio.

Os encontros do GT acontecem virtualmente a cada bimestre e contou com essa reunião presencial, em São Paulo. A partir de agora, os membros do GT se distribuirão em trios para organizarem encontros macrorregionais de formação (Curitiba, Belo Horizonte, Cuiabá, Crato e Manaus). Espera-se entre 40 e 50 participantes por encontro vindos da Pastoral Juvenil e da Pastoral da Educação.

Representação institucional

O especialista de IMV, Diogo Galline, assegura a representatividade da PMBCS no Grupo de Trabalho da CNBB.  Vale ressaltar que Diogo participou do encontro da CEPJ no último fim de semana. Ele acredita que o tema pode agregar muito para o trabalho que realiza com as juventudes da Província.

Nas palavras de Galline, algo precisa ser feito com urgência, pois, de acordo com a OMS, o suicídio é atualmente a segunda causa em morte dos jovens e adolescentes. Ele acrescenta que é positivo perceber a atenção da Igreja sobre essa situação.

“Tenho a grata responsabilidade de fazer parte desse grupo. Nosso objetivo é a de preparar formações regionais, com o intuito de capacitar agentes de pastoral para a prevenção do suicídio, formando essas pessoas a atuarem em prol da vida”, conta o especialista.

Diogo Galline lembra ainda que, enquanto parte ativa da Igreja, nós, Maristas de Champagnat, temos o dever de investir esforços em prol dos adolescentes e jovens.

Próximos passos

Como resultado dos trabalhos do GT, foi possível finalizar a proposta de formação de prevenção ao suicídio, destinado aos agentes pastorais e que acontecerão entre os meses de maio a outubro.