No primeiro dia da Quaresma de 2019, em 6 de março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início a um período de intensa reflexão, compromisso e solidariedade entre os fiéis: a Campanha da Fraternidade de 2019, com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. O Santo Padre, a CNBB e os Maristas de Champagnat estão juntos nessa missão.

O Papa Francisco enviou uma mensagem aos brasileiros sobre o início da CF 2019. A carta nos faz refletir que todas as pessoas e instituições devem se sentir protagonistas das iniciativas que promovam o bem comum. “Os cristãos (…) devem buscar uma participação mais ativa na sociedade como forma concreta de amor ao próximo, que permita a construção de uma cultura fraterna baseada no direito e na justiça”, disse. Para ler a íntegra da mensagem, acesse aqui.

Vivência quaresmal

A campanha pretende estimular a participação em políticas públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum. Dom Sérgio da Rocha, presidente da CNBB, disse, durante o lançamento oficial, que a CF 2019 é um instrumento de vivência quaresmal, fraternidade e amor fraterno.

“Durante o tempo quaresmal, teremos a ocasião especial para conhecer melhor o tema desta Campanha. É importante refletir sobre o tema por meio de encontros de formação, palestras, debates e rodas de conversa. Há diversos modos de participar da vida política, muito além da militância em partidos políticos, como participação em conselhos paritários, em audiências públicas, em movimentos sociais e tantas outras iniciativas de cidadania responsável”.

Dentro da Província Marista Brasil Centro-Sul também temos enfoque no trabalho de defesa de direitos daqueles que fazem parte do nosso grupo prioritário: os jovens, em especial aqueles em situação vulnerável. Por isso, o tema em foco neste semestre da campanha Prioridades do Triênio tem ligação direta com a temática da CF 2019. Com enfoque na “Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens”, a campanha da PMBCS busca ressaltar a defesa dos direitos humanos e da dignidade, o que pode ser construído por meio da participação efetiva dos cidadãos na cobrança por políticas públicas de inclusão.