Nos dias 04 e 05 de outubro, a Chácara Marista de Ponta Grossa (PR), recebeu o 2º EVOMAR Desperta, encontro realizado pela equipe de Animação Vocacional da Regional PR Leste (AV) da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

Com o tema “Projeto de Vida e Vocação”, o encontro teve como objetivo promover a descoberta das qualidades e potencialidades individuais e incentivar uma reflexão sobre o futuro.

O 2º EVOMAR Desperta contou com a participação dos pastoralistas John Lima e Kauan Baptista, das Irmãs Servas da Anunciação, Jéssica Nazaré Sirotheau de Melo, Olga Nascente Romão e Elaine Maria Assunção, bem como dos Irmãos Maristas Pedrinho Tambosi, Ronaldo Luzzi e Marcondes Bachman, da comunidade Marista de Ponta Grossa.

Os jovens pertencem ao Marista Escola Social Santa Mônica, ao Colégio Marista Pio XII e da Paróquia Medianeira, da diocese de Ponta Grossa.

Atividades

O encontro iniciou na sexta-feira, na parte da tarde, com um momento de espiritualidade guiada pelas Irmãs Servas da Anunciação. Em seguida, os participantes puderam se preparar para um momento artístico, com encenações, música, e demais expressões interações com todo o grupo.

Já no sábado, após o café da manhã, houve um momento de espiritualidade, guiado pelo Irmão Ronaldo, sobre a importância da conexão com o Transcendente e consigo mesmo.

Para dar continuidade à programação, o Irmão Marcondes dinamizou um momento no espaço aberto, utilizando da confecção de barquinhos de papel, o qual simbolizaria a vida de cada um, finalizando o momento no salão, onde a dobradura se transformou numa camiseta, trazendo a ideia de apropriar-se da missão, e numa cruz, refletindo sobre qual marca queremos deixar no mundo.

Ainda, teve um “bate-papo vocacional”, com a Irmã Elaine, o Irmão Marista Ronaldo Luzzi e os convidados: o casal Mario e Rita, do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM), trazendo sua história, depoimento de vida e sua missão enquanto vocação específica. Os jovens puderam fazer perguntas e saber mais sobre a vida dos convidados.

Na parte da tarde, os jovens aproveitaram a piscina e o espaço aberto para praticar esportes, inteirar-se e se divertirem. Já no fim do encontro, os grupos dividiram-se em meninos, com os Irmãos Maristas, e as meninas, com as Irmãs Servas da Anunciação, para poder aprofundar mais sobre a missão e história de vida de cada uma das vocações.

Testemunhos

Para o analista vocacional Josias Fritz, o encontro foi um momento de muita vivência e troca de experiências. Josias ressalta que os participantes conseguiram mergulhar no tema do encontro possibilitando uma maior clareza a respeito do assunto.

Já o Irmão Marcondes afirma que sempre é bom e oportuno estar junto com os adolescentes e jovens. “O EVOMAR Desperta foi mais uma rica experiência, cheia de vivências, depoimentos, partilhas, integração, espiritualidade, divertimentos, vocacional. Jovens, leigos, Irmãos, Irmãs reunidos com o mesmo objetivo: celebrar a vida, a vocação, abertos ao discernimento e em busca para o seguimento de Jesus”, diz.

Para a Irmã Jéssica Nazaré de Melo, da Congregação das Servas da Anunciação, a juventude pode sim seguir uma vocação, desde que ofereçam espaços que possibilitem essa reflexão, que desenvolva o agir, o fazer e o despertar da vocação de cada um. “O encontro proporcionou o ambiente em sua dinâmica que acolhe e liberta para uma escuta ativa e efetiva. As dinâmicas, orações e bate papos, ações e testemunhos de quem ali os acompanhavam permitiu que tocassem no sagrado de forma autêntica e fiel. Acreditamos que o encontro atingiu o objetivo de “despertar”, apresentar as possibilidades que existem sem imposições”, ressalta.

Segundo o pastoralista Kauan Baptista, do Colégio Marista Pio XII, o EVOMAR foi um encontro marcante na vida de cada jovem, pudemos apresentar a eles realidades muitas vezes pouco pensadas. “A união da AV e Pastoral é ótima e deve ser constante, buscando cada vez mais tornar Jesus conhecido e amado e a partir disso surgirão cada vez mais vocações. Especificamente, no último encontro, tudo encaixou muito bem, a presença das Irmãs colaborou para una experiência ampla, onde todos estavam sendo contemplados e conhecendo mais de Jesus e vocações que poderiam seguir”, reflete.

A participantes, Isabella Jobbins Maulf, do Colégio Marista Pio XII de Ponta Grossa (PR), diz que foi uma das melhores experiências que já teve. “Consegui me encontrar e me entender melhor com as práticas, reflexões nosso bate-papo com as Irmãs e Irmãos”, lembra.

O jovem Gabriel Henrique, também do Colégio Marista Pio XII, comentou que foi uma experiência incrível. “As temáticas e as vocações apresentadas, as vivências e experiências foram algo que o ajudou mais em meu discernimento e fez acender uma chama dentro de mim”, ressalta.

Por fim, Gabrielly Ribeiro, do grupo Sentinelas de Carlo Acutis, da Capela Nossa Senhora das Graças (paróquia Medianeira, da diocese de Ponta Grossa), se diz muito agradecida pelos momentos incríveis que o EVOMAR Desperta proporcionou a ela, pois “conseguiram superar minhas expectativas que já estavam altas!”.

Próximos passos

Para o ano de 2025, haverá ainda outros EVOMARes Desperta, priorizando novos participantes. Já para aqueles que quiserem continuar seu processo de discernimento vocacional, a AV irá propor o EVOMAR “Luz”, onde as temáticas e conteúdos sãos mais profundos e com uma maior aproximação à espiritualidade Marista e cristã.