Uma das Prioridades do Triênio, definidas pela PMBCS para o período de 2021 a 2024, está diretamente ligada aos Maristas de Champagnat em Missão. Isto é, à maneira pela qual a espiritualidade e o carisma ganham vida, na prática.

Trata-se de um chamado para que Irmãos, Leigos e Leigas fortaleçam o sentimento de pertença, consolidem a atuação laical em parceria com os Irmãos e em favor da missão, fortifiquem a espiritualidade Marista, ampliem o caminho formativo que aprofunde a relação de Irmãos, Leigos e Leigas e aperfeiçoem a comunicação do propósito dos Maristas de Champagnat.  

Nesse sentido, a Praça da Vida Marista é uma forma de resposta a essa Prioridade. Nela se reúnem todos os que se identificam com o carisma de Champagnat para se encontrar, para se informar e para se posicionar a favor da vida das crianças e jovens. A Praça oferece trilhas formativas e vivenciais nas várias dimensões do carisma marista, bem como um Itinerário de Vocação Marista para Leigas e Leigos.  

Significado da Praça da Vida Marista

De acordo com o Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, a Praça sempre teve a importante função de reunir as pessoas desde a Grécia Antiga, quando o destino da cidade era decidido nas assembleias feitas na praça pública. Ou seja, onde os homens livres faziam seus “julgamentos”, emitiam suas opiniões, praticavam a retórica, decidiam qual encaminhamento a cidade deveria seguir. “A Praça da Vida Marista é uma feliz iniciativa da PMBCS e um espaço privilegiado de convivência e formação dos Maristas de Champagnat”, afirma.  

O Ir. Óscar Martín Vicario, Conselheiro Geral do Instituto Marista, parabeniza a iniciativa. “Gostei muito da proposta e fico encantado de saber que temos e que recriamos espaços de partilha do carisma entre Irmãos e Leigos”, comenta.

Venha para a Praça!

Na Praça da Vida Marista, vibra o sonho de Marcelino Champagnat e dos primeiros Irmãos: educar crianças e jovens, principalmente os mais empobrecidos, com a convicção de estar realizando a missão de Deus, no seguimento de Jesus Cristo, com um jeito próprio que aprenderam com Maria. 

 Acesse o site e saiba mais sobre a Praça da Vida Marista.

Campanha

 E, então, ficou interessado em saber mais sobre as nossas Prioridades do Triênio? Acesse a página especial da campanha.