“Desejo a vocês, três primeiros lugares: no presépio de Belém, ao pé da cruz e junto ao altar”, dizia Marcelino Champagnat aos Irmãos que o acompanhavam no início da obra Marista. Uma reflexão que permanece atual até os dias de hoje, sobretudo nessa época de preparação para o Natal, de olhar com profundidade para o testemunho de Jesus e o que Ele tem a nos ensinar.

A saber, no Encontro Provincial do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) de julho de 2019, esses três “lugares da graça” foram o tema escolhido para formação e vivência dos participantes. 

Em seguida, confira o texto do Ir. Fabien Landry, resgatando os ensinamentos do fundador do Instituto Marista sobre esse assunto. O texto faz parte da obra “São Marcelino Champagnat: 85 capítulos e 450 de seus pensamentos”, publicada pela Umbrasil em 2016.

Os primeiros lugares dos Irmãos Maristas

Uma das características dos primeiros discípulos de São Marcelino Champagnat foi a simplicidade. A esse propósito, lhes pedia viver modestamente sem procurar os favores, as honras e os primeiros lugares que seu posto e seu trabalho pudessem lhes dar. Entretanto, apesar de suas recomendações, três primeiros lugares o caro Padre pedia a seus Irmãos. A reflexão de um de seus primeiros discípulos por ocasião de uma conferência comunitária lhe permitiu transmitir claramente seu pensamento sobre o assunto.

Certo dia, um Irmão lhe fez a reflexão seguinte: “Meu Pai, eu acho muito ousada a mãe dos apóstolos Tiago e João que pedia a Jesus o primeiro lugar para seus dois filhos!”

O Padre Champagnat, certamente fino psicólogo, aproveita da ocasião que lhe é oportunizada para formar seus Irmãos. Eis em substância o que ele responde acima de tudo a seu interlocutor: “Meu caro amigo, o amor materno leva a dizer coisas que nós devemos desculpar, embora nos pareçam muitas vezes irrefletidas. Vocês acham que esta mulher foi muito ambiciosa; eu posso afirmar que eu sou muito mais que ela. Com efeito, ela não pedia senão um primeiro lugar para seus filhos, ao passo que eu desejo e peço três todos os dias para os Irmãos de Maria. Sabem quais são esses três primeiros lugares que solicito para vocês?

É o primeiro lugar no presépio de Belém, o primeiro lugar ao pé da cruz e o primeiro lugar junto do altar!”

Algum tempo mais tarde, voltando ao assunto, ele acrescenta algumas reflexões que nos dão o fundo de seu pensamento.

“Dias atrás, vos tinha dito que desejava para vocês o primeiro lugar junto do presépio, junto à cruz e junto ao altar. Sabem por quê? Pois bem! É porque o presépio, a cruz e o altar são as três grandes fontes que por elas Deus nos dá suas graças. Graças da misericórdia para as faltas que cometemos; graças da paz da alma, da santa alegria, da boa vontade, da força e da coragem que nos ajudam a ir para frente; graça de luz que nos permite compreender melhor a grandeza de Deus e seu amor pessoal por nós; graça do desejo de amá-lo concretamente. O Irmão que é assíduo junto destas três fontes sagradas, tornar-se-á semelhante, como diz o profeta, à árvore plantada à beira das águas e que produz frutos em abundância”.

Estábulo, calvário e Eucaristia

“Mas o que é que estes primeiros lugares vos permitirão verificar mais facilmente? É lá que nós compreendemos mais claramente o que Jesus fez para nos provar seu amor. Ele se fez homem e nasceu num estábulo humilde e no desnudamento mais completo para ser mais próximo de nós. Ele morreu no calvário abandonado dos homens e mesmo de Deus, para nos ensinar que é preciso tudo perder para esperar ressuscitar. Ele encontrou um meio maravilhoso de permanecer entre os homens após sua ressurreição: a Eucaristia, destacava Champagnat.

“Sem dúvida, meus caros Irmãos, estarão vocês certamente interessados para saber como podem obter o favor de ocupar o primeiro lugar junto do presépio, da cruz e do altar? As virtudes que lhes obtêm os primeiros lugares no presépio de Belém são a modéstia, a simplicidade e a vida oculta. Devem amar muito estas três virtudes que lhe abrirão o coração de Deus. Vocês devem também aceitar as contrariedades e sofrimentos que se apresentam na vida se querem ocupar o primeiro lugar ao pé da cruz. Vocês devem oferecer seus corações, sua pessoa e sua vida a serviço dos outros em dom total e sem calcular se querem ser os primeiros junto do altar”, afirmava nosso fundador.