Nesta terça-feira, 5 de novembro, às 19h, ocorreu a Prima Lectio da Carta Encíclica “Dilexit Nos”, do Papa Francisco, evento que propôs uma profunda reflexão sobre a mais recente mensagem do magistério pontifício, que explora o amor humano e divino presente no Coração de Jesus. A leitura foi mediada pelo teólogo Dr. Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ, renomado especialista com doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana e vasta experiência em ecumenismo e diálogo inter-religioso.
O evento, realizado no auditório John Henry Newman, na PUCPR, contou com a participação de representantes de diversas instituições:
Ir. José Augusto Wendler, da Província Marista Brasil Centro-Sul e do Farol 1817, destacou a importância de vivermos o amor misericordioso de Deus em tempos de grande turbulência. “Em um mundo bastante turbulento encontrar um porto seguro, um farol que posso nos orientar e ajudar é um sinal de esperança. Que possamos sair daqui com o coração radiante e com a vontade de propagar o amor misericordioso de Deus através de Jesus Cristo. Como Marista de Champagnat, encomendo a cada um que estejamos cada vez mais próximos no coração de Maria e do sagrado coração de Jesus”.
O Prof. Fabiano Incert, representando o reitor da PUCPR, ressaltou a relevância do encontro e observou a aproximação entre o coração e a filosofia promovida pela encíclica.
Em mensagem enviada, o representante do CELAM, Padre Antunes, ressaltou a centralidade de Cristo nas nossas vidas, agradecendo o empenho do Pe. Marcial na condução da leitura.
Por fim, o Padre Marcial aprofundou-se nos temas da encíclica, observando seu “esquema didático” que atravessa a filosofia, a Bíblia e a história, até se encontrar em Jesus Cristo. Ele enfatizou que a “Dilexit Nos” é um convite para vivermos uma fé ativa.
Acesse a gravação do evento, disponível no canal do Farol 1817, e acompanhe essa importante reflexão teológica.