Uma visão realista e atual sobre o que é ser santo. Essa é a proposta da Exortação Apostólica Gaudete et Exultate (Alegrai-vos e Exultai), escrita pelo Papa Francisco em 2018, e que foi apresentada para 30 executivos do Grupo Marista, Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) e FTD Educação, durante o Projeto Gaudete, promovido pela Diretoria de Identidade e Missão.
O Projeto terminou na semana da Páscoa e contou com três etapas. A primeira, chamada Campo Base, foi realizada em fevereiro, quando os gestores se reuniram para um dia de reflexão conduzido pelos padres Joachim Andrade e Vilson Groh.

Começo
Na ocasião, eles participaram de uma atividade simbólica de esvaziamento de uma mochila que haviam recebido dos organizadores alguns dias antes do início do Projeto. A ideia era que a mochila representasse o próprio gestor, que estava esvaziando seu interior, num movimento de reflexão, para abrir espaço para novos conhecimentos. Os participantes ainda dividiram com os colegas objetos pessoais que representassem seu estilo de gestão.

Na conclusão do dia, os gestores foram convidados a retomarem a atividade da mochila e só recolheram aquilo que consideraram essencial. Para a Lidia Moura, Decana da Escola de Medicina da PUCPR, esse tipo de Projeto é de extrema importância por causa do conteúdo. Segundo ela, hoje em dia é fácil encontrar formação técnica em qualquer lugar, inclusive na internet, mas carecemos de formações que nos façam pensar sobre a vida.
Nos meses de março e abril, os gestores participaram de atividades à distância na segunda etapa do Projeto, chamada de Preparação para a subida. Eles receberam semanalmente por mensagens no celular as bem-aventuranças escritas pelo Papa Francisco, sempre acompanhadas de perguntas provocadoras para incentivar a reflexão pessoal.

Encerramento
Já a última etapa foi realizada nos dias 16 e 17 de abril em Corupá/SC. Chamada de Cume, a atividade teve momentos de reflexão, com o Ir. Natalino de Souza, e de elaboração de compromissos. Os participantes ainda tiveram a oportunidade de participar de uma Ceia Judaica, celebrada pelo Pe. Marcial Maçaneiro.
Outro momento forte foi a caminhada coletiva, realizada para que os gestores pudessem vivenciar prática e simbolicamente os significados de “caminhada, partilha e compromisso”. Divididos em grupos, eles percorreram a Rota das Cachoeiras, uma trilha com 14 quedas d’água localizada em meio a Mata Atlântica e com quase 3 km.

“Essa caminhada que nós fizemos em grupo também foi um momento muito interessante de se autoconhecer, conhecer seus limites físicos e também espirituais. A volta para mim foi até mais difícil porque a gente já estava fisicamente mais cansado, e ao invés de fazer o individual, foi feito muito o trabalho em grupo, de ouvir um pouco o outro, de esperar o outro, então também foi um momento bem interessante de caminharmos juntos. Com isso a gente fecha o Projeto com o propósito de replicar isso para o time, de ser melhor gestores, mais éticos, justos e verdadeiros”, destacou Renato Lara, diretor de Auditoria Interna, Riscos e Compliance no Grupo Marista.

A santidade foi apresentada aos participantes como algo a ser vivenciado no dia a dia e que está ao alcance de todos nós. “Nosso objetivo foi proporcional uma grande experiência espiritual aos participantes. A ideia do curso é tirá-los do lugar-comum, provocar uma reflexão, realmente oferecer uma experiência significativa com base na mensagem do Papa”, afirma João Fedel, colaborador da área de Identidade e Missão da PMBCS.