Neste primeiro semestre de 2019, como sequência às Prioridades do Triênio 2018-2010 definidas no VI Capítulo Provincial, estamos trabalhando a “Evangelização e Defesa de Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens”. O tema tem ligação direta com a Campanha da Fraternidade de 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”.

O ícone desta segunda fase traz um significado bastante ligado aos objetivos da Missão Marista. A imagem de uma ponte simboliza os Maristas de Champagnat como “construtores de pontes” para o trabalho de evangelização e defesa de direitos de nosso público prioritário em vulnerabilidade social.

Na carta de lançamento da etapa, Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS, menciona um dos lemas orientadores do XXII Capítulo Geral: “Inspira nossa criatividade para sermos construtores de pontes”. Ele diz que essa questão “nos interpela permanentemente a construir pontes de diálogo, de escuta, e não muros e atalhos. Motivados por esse apelo buscamos ser criativos e audazes, atuando em lugares socialmente vulneráveis junto às crianças, adolescentes e jovens, promovendo, defendendo e protegendo seus direitos fundamentais”.

O chamado para a construção de pontes refere-se à carta escrita pelo Papa Francisco em 10 de dezembro de 2018, na ocasião do aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.