No dia 12 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Enfermagem. Um reconhecimento merecido para todos que desempenham papéis diretamente ligados ao cuidado com a vida. Mas em 2020, certamente, esta data ganhou ainda mais significado. 

Por isso, a Província Marista Brasil Centro-Sul e o Grupo Marista organizaram uma ação emocionante para marcar a data, como uma forma de incentivo. Afinal, são eles que estão na linha de frente de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Irmãos, Leigos, Leigas e Colaboradores Maristas tiraram fotos suas com mensagens positivas em uma folha de papel, com o intuito de criar um gesto de carinho. Todo esse conteúdo repleto de amor foi reunido em um vídeo mais que especial, pois é resultado da gratidão pelo esforço que os profissionais da saúde estão fazendo nos tempos atuais.

Uma semana de homenagens aos profissionais da saúde

A semana de homenagens começou no dia 11 de maio. Até o dia 17 deste mês, o vídeo será projetado na fachada do Hospital Marcelino Champagnat – que fica junto ao Hospital Cajuru, localizado na Avenida São José, em Curitiba (PR). Sempre das 19h às 22h. As duas instituições fazem parte do Grupo Marista e juntos contam com cerca de 1.400 profissionais de saúde, sem considerar terceiros e médicos.

“O dom de algumas pessoas é ajudar incansavelmente outras pessoas no cuidado e atenção a tantas vidas, especialmente dos enfermos. Nesse dia, a PMBCS e o Grupo Marista prestam homenagem a tão nobres e devotados profissionais — nossos anjos da guarda, pela contribuição inestimável à saúde das pessoas em todo o mundo”, destaca Ir. Benê Oliveira, Superior Provincial da PMBCS.

“A homenagem é uma forma reconhecer o esforço de quem batalha todos os dias e cuida de quem precisa, visando o bem maior. Eles merecem nosso agradecimento e, não apenas nesse momento desafiador que vivemos, mas todos os dias. Eles são um farol de esperança em meio a essa situação”, afirma June Cruz, diretor executivo da PMBCS. 

Ele ainda ressalta que, mais do que nunca, os Valores Maristas estão sendo materializados em ações práticas. Tudo isso para minimizar os efeitos e também contribuir no combate ao coronavírus. Entre elas estão as iniciativas SOS Vila Torres, Sangue Marista e Solidariedade que Aquece.

Além disso, vale lembrar que a homenagem é dedicada, da mesma forma, a todos os profissionais da saúde do Paraná. Representa um agradecimento aos envolvidos na missão de salvar vidas. Profissionais que estão trazendo muitos ensinamentos para toda a sociedade, quebrando barreiras. E, sobretudo, mostrando como é colocar valores humanos e coletivos à frente dos interesses individuais.

Confira imagens do primeiro dia de homenagem, do fotógrafo Daniel Castellano: