Como temos nos preparado para o final de ano em termos de espiritualidade? E, principalmente, para o Natal que está chegando?

Dezembro costuma ser um mês reflexivo. Período de avaliar a caminhada, agradecer pelos aprendizados e conquistas, ajustar o passo para superar as dificuldades e rever planos futuros. 

Nesse sentido, para colaborar com esse momento, PMBCS, Grupo Marista, PUCPR, FTD Educação e Rede de Carismas somaram forças para elaborar uma programação para o Natal 2020. São atividades para que possamos vivenciar o espírito Natalino juntos, apesar da distância física.

Preparação Natalina

Confira os conteúdos virtuais que já estão disponíveis para auxiliar você e sua família na preparação para o Natal:

  • Palavras que inquietam – áudios diários produzidos pela equipe de Identidade Institucional da PUCPR, com inspiração na Sagrada Escritura.
  • Vídeos da Paróquia Jesus Mestre (PUCPR) – conteúdos semanais publicados no Instagram da Paróquia, com iluminação da Coroa do Advento e pensamentos sobre obras que retratam momentos Natalinos.
  • Reflexões sobre os Domingos do Advento – textos publicados semanalmente no site da PMBCS, inspirados pelo Calendário Religioso Marista 2020.
  • Livreto Natalino – material que nos faz pensar sobre quatro tópicos: “Deus é o Deus dos caminhos”, “Deus é o Deus dos excluídos”, “Deus é o Deus da acolhida” e “Deus é o Deus dos (re)nascimentos”.

Acesse a nossa página especial sobre o Natal 2020 para baixar o Livreto Natalino e saber mais sobre cada ação.

Eventos

Em seguida, estão as atividades com data marcada:

Átrio dos Gentios

A edição 2020 do Átrio dos Gentios será realizada na modalidade virtual nos dias 16 e 17 de dezembro. O tema deste ano é a Fraternidade Humana. Dessa maneira, abordará a encíclica Fratelli Tutti e a parábola do Bom Samaritano. Saiba mais e faça sua inscrição.

Missa de Natal

No dia 17 de dezembro, após o encerramento do Átrio dos Gentios, convidamos a comunidade para a celebração virtual da Missa em preparação para o Natal, que será às 17h, presidida pelo Grão-Chanceler da Universidade, Dom José Antônio Peruzzo. Você já pode ativar o lembrete para a transmissão ao vivo, no canal da PUCPR no Youtube.

Live Natalina

Na sequência da Missa, às 18h30, teremos diversas atrações dos grupos artísticos da PUCPR. Entre eles, o ‘Natal Nordestino’ pelo Coral Champagnat, a apresentação da Orquestra Experimental, com participação especial do Grupo de Teatro TANAHORA, o Quinteto de Cordas da nossa Orquestra, com repertório natalino, além da performance do Eraldo Jonson Junior, vencedor do Revele Seu Talento 2020 na categoria Colaboradores. Acesse o link para a live.

Solidariedade

Conforme nossos valores e o Carisma Marista, a solidariedade não poderia ficar de fora dessa programação. Por isso, a PUCPR se propôs uma ação que representa toda a sua equipe de 2.800 colaboradores, por meio da doação de 2.800 cestas básicas com um toque especial de Natal para famílias afetadas pela pandemia na capital paranaense.

Além disso, convidamos a todos a conhecerem melhor e contribuírem com dois projetos que estão fazendo a diferença.

O primeiro deles é o SOS Vila Torres, voltado para moradores dessa região, em Curitiba. Sobretudo, para as famílias mais afetadas pela paralisação de empresas e do comércio, bem como pelas restrições nas atividades de recolhimento e venda de recicláveis. Veja como fazer parte da campanha.

O segundo é o Move Vidas, que atende jovens e crianças da Caximba, em Curitiba, por meio de atividades educativas e esportivas. E também auxilia famílias da região que passam dificuldades. As maiores necessidades são de produtos como leite e fraldas (para bebês e geriátricas) e recursos financeiros para manutenção do projeto. Acesse a vaquinha virtual.