Na última quarta-feira (5), o Brasil Marista e especialmente a nossa Província celebraram uma conquista. Houve a assinatura do termo de cooperação entre a PMBCS e a Prefeitura Municipal de Paiçandu (Paraná), para a realização do projeto Entrelaça. Trata-se uma iniciativa da Rede de Solidariedade do Brasil Marista que tem como objetivo defender e qualificar a educação pública e o fortalecimento do sistema de garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.  

O Marista já atua na cidade há algum tempo por meio da Marista Escola Social Anita Cordeiro e agora irá fortalecer ainda mais a sua presença significativa na região, apoiando os atores sociais nos processos de qualificação educacional pública. 

 

Conheça o projeto Entrelaça 

 O projeto, do Brasil Marista, surge com o intuito de fortalecer instrumentos participativos, de articulação de atores afins e instâncias colegiadas de gestão pública e desenvolver ações e serviços que promovam a autonomia e empoderamento de crianças, adolescentes e jovens, fundamentadas pelo Pacto Global pela Educação, Economia de Francisco e orientações do Instituto Marista 

O projeto acontece como um piloto em três regiões do Brasil Marista. Na nossa Província (PMBCS), ocorre em Paiçandu; na Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), em Teresina (PI) e na Província Marista Brasil Sul Amazônia (PMBSA), em Viamão (RS). O Entrelaça, em Paiçandu, atuará em três eixos: Gestão baseada em dados, Ciclos de formação e Atuação Comunitária: 

 

I – Gestão baseada em dados – Processo desenvolvido em parceria com o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) do Grupo Marista, com a metodologia do CADE PARANÁ para definir indicadores de acompanhamento de políticas públicas sociais e educacionais; e auxiliar na sistematização e análise participativa de dados para a gestão municipal. 

II – Ciclos de Formação – Junto aos parceiros e apoiadores, promove ciclos formativos com os 

atores do município de Paiçandu (PR) com o apoio da FTD Educação, que oferece três cursos EAD para a comunidade escolar. 

III – Atuação comunitária – Processo de constituição de um “time de defesa” composto por famílias, alunos e professores para que constituam um grupo de lideranças locais empoderado para o controle social e o planejamento participativo. Processo realizado em parceria com a Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista. 

 

Assinatura do Termo de Cooperação 

 O termo de cooperação foi assinado na unidade Marista de Paiçandu, Marista Escola Social Anita Cordeiro para oficializar a realização do projeto na região. Estiveram presentes representantes de toda comunidade do município, membros dos territórios, Igrejas, poder executivo (Prefeito, Vice-Prefeito, Secretários e Secretárias) e legislativo e dos Conselhos Municipais. O evento contou também com a presença dos Irmãos Maristas da Comunidade de Maringá e do Colégio Marista de Maringá. 

Segundo Ismael Batista, Prefeito do município de Paiçandu, “esse projeto vai ser muito bom para a população e isso é obra de Deus, que sempre colocamos em todas as decisões e em todo o nosso trabalho”, afirma. O Presidente da Câmara de Vereadores, Milson Tancredo Teles, afirma que a parceria com o Marista precisa continuar, pois está trazendo bons resultados para o município. “A demanda da nossa cidade é muito grande e para atendê-la, precisamos continuar trabalhando juntos para o bem de todos, principalmente os menos favorecidos”, afirma. 

De acordo com Bruno Socher, da área de Solidariedade da PMBCS e articulador do projeto em Paiçandu, o entrelaça é uma oportunidade a mais do Marista para contribuir com a educação e defesa de direitos das crianças, adolescentes e jovens. “Nesse projeto, atua com educação pública, de maneira solidária e em consonância com os princípios do pacto educativo global proposto pelo Papa Francisco”. Para ele é um caminho que está iniciando, mas tem uma boa jornada de aprendizagem pela frente. 

 

Próximos passos 

 Os próximos passos do projeto Entrelaça em Paiçandu (PR) contam com o desenvolvimento dos três eixos de atuação entre 2022 e 2024, o planejamento, execução e avaliação do projeto com os parceiros e destinatários e o estreitamento de laços com os outros projetos piloto do Brasil Marista, em Teresina e Viamão.