No mês de agosto e na primeira quinzena do mês de setembro, o Projeto Entrelaça deu seguimento aos trabalhos em Paiçandu. Junto com os Círculos Restaurativos de Construção de Paz realizados com crianças, famílias, e equipes das Escolas e CMEIS de Paiçandu, as ações correspondem ao terceiro eixo de trabalho que é a Atuação Comunitária. Ao todo foram realizados quinze encontros com a participação de trezentos e setenta e cinco educandos. Além de cinco encontros com famílias e representantes das equipes, atendendo sessenta participantes.
Os temas trabalhados foram a prevenção do bullying no ambiente escolar (educandos), os pilares da saúde mental (famílias e representantes de equipes) e Memórias da Minha vida ( Educação de Jovens e Adultos).
Segundo Márcio Castilho, articulador local, “ tem sido um trabalho intenso de escuta ativa, empática e diálogos restaurativos entre os presentes que tem fortalecido a cultura da paz, do bom convívio e do cuidado recíproco no ambiente escolar e comunitário. Princípios fundamentais da Missão Educativa Marista.
Representação Institucional e Diálogo com o Território
O Projeto Entrelaça participou da reunião mensal da Comissão Intersetorial da Rede de Proteção da Criança e Adolescente de Paiçandu. A comissão foi instituída este ano por meio do Programa de Combate a Evasão Escolar da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Na ocasião, se discutiu os desafios dos atendimentos especializados no munícipio e estudos de caso.
Também se fez presente o Ir. Neri Depaoli, Diretor Institucional e Anselmo Baraldi, Diretor Marista Escola Social Anita Cordeiro, na atividade de Ação de Graças em celebração ao Dia de Santa Dulce dos Pobres. A ação foi promovida pela Dimensão Sociotransformadora da Evangelização da Arquidiocese de Maringá, organismo que integra as entidades, instituições, pastorais sociais e projetos ligadas a Igreja Católica na Arquidiocese.
Outras Ações
A convite da Assessoria de Ensino Fundamental da Fundação de Educação, Márcio Castilho e Abigail Santos, Assistente Social, facilitaram a formação no dia 12 de setembro para orientadores (as) dos CMEIS e Escolas da Rede Municipal de Paiçandu. O tema trabalhado foi, Gestão de Conflitos e Comunicação não Violenta por um fluxo de atendimento humanizado.
O objetivo da formação foi proporcionar aos presentes fundamentos teóricos e práticos a luz dos elementos da mediação escolar. Além de, comunicação não violenta em vista de contribuir no fortalecimento da cultura do cuidado e da paz nos ambientes escolares, por meio do atendimento humanizado prestados à comunidade escolar.