Entre os dias 17 e 18 de julho, a Fundação Municipal de Educação e o Projeto Entrelaça-Marista, com o apoio da FTD Educação e Marista Brasil Regional Curitiba, promoveram uma intensa formação continuada para aproximadamente 550 professores da rede municipal de ensino. Durante o evento, foram abordados temas relevantes, mediados por competentes profissionais, que impactam positivamente o agir docente.

Os temas trabalhados incluíram:

  • “Como organizar o ensino que mobiliza a atividade de aprendizagem dos estudantes” (Dra. Sílvia Moraes)
  • “Interfaces para o desenvolvimento infantil e organização do ensino” (Dra. Lucinéia Lazaretti)
  • “Escola Segura: Cultura do Cuidado” (Me. Juliana Montenegro)
  • “Como tornar os espaços escolares seguros e saudáveis” (Cabo Maycon Negrelli – Corpo de Bombeiros)
  • “A base do desenvolvimento e estimulação precoce” (Dra. Fernanda Polônio).

Para Maiza Oliveira, Assessora da Fundação de Educação, essa iniciativa foi um grande presente, pois estreitou ainda mais a parceria que vem dando certo ao longo desses seis meses de execução. “Favorecer temas afins que impactam positivamente o dia-a-dia de nossos professores é de extrema importância”, enfatiza.

Já para Marcio Castilho, articulador local do projeto, a iniciativa compartilhada foi de grande importância, pois fortalece cada vez mais seus objetivos de entrelaçar propósitos e impactar positivamente os envolvidos no trabalho. Ele ressalta a relevância do tema “Escola Segura: Cultura do Cuidado” e enfatiza que “apostar na formação para humanização, que perpassa as inter-relações entre os atores da escola, a ambiência, os protocolos, é criar um ecossistema do cuidado onde toda a comunidade escolar sai favorecida e potencialmente garantimos o direito de desenvolvimento integral dos educandos. Escola Segura é sinônimo de pleno desenvolvimento humano e das habilidades daqueles e daquelas que integram.”

Ações em 2023

O Projeto Entrelaça já tem planejadas diversas ações para o segundo semestre de 2023, como a Qualificação das Informações do Questionário do Sistema de Garantia de Direitos do município Centro Marista de Defesa das Infâncias em agosto, o Curso de Facilitadores em Práticas Restaurativas em setembro a dezembro, a Ampliação dos Círculos de Construção de Paz para mais 4 escolas e o Projeto Estrela Mãe a partir de agosto, e a Caminhada pela Cultura de Paz em novembro, durante as festividades de aniversário do município.

No primeiro semestre de 2023, o Projeto Entrelaça já realizou diversas ações, como a formação com professores e lideranças, abordando o tema “Práticas Restaurativas no ambiente escolar: Por Uma Cultura de Paz e Cuidado”, e a formação sobre “Construindo espaços seguros nos ambientes escolares e eclesiais” em parceria com instituições locais. Além disso, foram realizados Círculos de Construção de Paz em cinco unidades escolares, impactando diretamente 200 famílias e envolvendo 30 lideranças municipais.

O Projeto Entrelaça também participou ativamente de reuniões e conferências, representando o município de Paiçandu em eventos estaduais. Com inserções na mídia regional, como Rádio Colméia e TV Evangelizar, o projeto tem alcançado maior visibilidade e disseminação de suas ações.

Através da formação continuada de professores, foco na Escola Segura e Cultura do Cuidado, o Projeto Entrelaça busca criar um ecossistema do cuidado, beneficiando toda a comunidade escolar e garantindo o pleno desenvolvimento humano e das habilidades dos educandos. Essa iniciativa está alinhada à missão de São Marcelino Champagnat e ao objetivo de construir redes que fortaleçam a garantia, promoção e proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Dessa forma, o Projeto Entrelaça, em parceria com instituições locais, se dedica a transformar vidas e promover uma educação cada vez mais segura e cuidadosa para todos os envolvidos no processo educacional.