Após aproximadamente um ano e três meses de estudos, diagnósticos e articulações, na última quinta-feira (2) aconteceu em Paiçandu (PR) a primeira ação concreta do Projeto Entrelaça (PMBCS). Trata-se da formação intitulada “As práticas Restaurativas no ambiente escolar: por uma cultura do Cuidado e da Paz” ministrada pela Me. Raimunda Caldas Barbosa, que atualmente trabalha com o Cuidado Integral na Diretoria Executiva da Rede de Colégios da PMBCS.

Participaram da formação cerca de 450 profissionais, entre eles professores, assessores coordenadores pedagógicos, orientadores, conselheiros municipais, conselheiros tutelares, lideranças comunitárias, políticas e eclesiais. Estiveram presentes também, representando o Projeto Entrelaça, Especialista de Identidade Missão e Vocação, Bruno Socher, o Articulador local do projeto, Márcio Castilho e os Irmãos, Neri Depaoli e Lauro Daros.

O objetivo da formação foi de formar facilitadores e multiplicadores das práticas restaurativas no ambiente escolar com foco na diminuição das posturas punitivas e da violência na escola em vias de criar e possibilitar formas alternativas para o manejo dos conflitos escolares.

Para a Secretaria Municipal de Paiçandu, Elisângela Lunardelli, “a formação foi um grande presente para iniciar o  ano de 2023, pois proporcionou uma reflexão sobre a missão que cada educador, reforçou a importância do papel social da escola como espaço privilegiado de construção vínculos pautado no amor, no cuidado e no diálogo que reverbera em nas  atitudes de cada um(a), no agir enquanto edudadores”. frisa.

Para Marcio Castilho, articulador local do projeto, “a formação em práticas restaurativas vem trazer uma metodologia agregadora nos ambientes escolares e na comunidade local, pois favorece um novo modo de conceber as relações humanas propondo a empatia, o diálogo, cultura do cuidado e a fraternidade como elementos fundamentais para a prevenção de violências, para a superação de uma concepção punitiva de educação e, acima de tudo, é que cada escola seja uma ” aldeia do cuidado””, diz. Para ele, isso “é apostar que a educação integral e libertadora é chave fundamental para entregar para a sociedade sujeitos conscientes, humanamente e afetivamente saudáveis para intervir positivamente na comunidade que vivem”, ressalta.

De acordo com Bruno Socher, especialista em Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, a formação foi bastante importante para dar seguimento ao projeto Entrelaça. “Esse projeto vai fortalecer ainda mais a presença significativa Marista na região, pois irá apoiar os atores sociais nos processos de qualificação educacional pública”, afirma.

Próximos passos

Os próximos passos do projeto será a criação dos círculos restaurativos no território envolvendo as Escolas e CMEIS, bem como, as paróquias do município, conselheiros municipais e lideranças comunitárias. O objetivo é oportunizar espaço tempo de trocas, escuta ativa e reciprocidade entre os participantes, em vista de contribuir para uma educação mais integrativa e menos punitiva nos espaços escolares e comunitários.

Conheça o projeto Entrelaça 

O projeto, do Brasil Marista, surge com o intuito de fortalecer instrumentos participativos, de articulação de atores afins e instâncias colegiadas de gestão pública e desenvolver ações e serviços que promovam a autonomia e empoderamento de crianças, adolescentes e jovens, fundamentadas pelo Pacto Global pela EducaçãoEconomia de Francisco e orientações do Instituto Marista.  

O projeto acontece como um piloto em três regiões do Brasil Marista. Na nossa Província (PMBCS), ocorre em Paiçandu; na Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), em Teresina (PI) e na Província Marista Brasil Sul Amazônia (PMBSA), em Viamão (RS). O Entrelaça, em Paiçandu, atuará em três eixos: Gestão baseada em dados, Ciclos de formação e Atuação Comunitária: 

I – Gestão baseada em dados – Processo desenvolvido em parceria com o Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI) do Grupo Marista, com a metodologia do CADE PARANÁ para definir indicadores de acompanhamento de políticas públicas sociais e educacionais; e auxiliar na sistematização e análise participativa de dados para a gestão municipal. 

II – Ciclos de Formação – Junto aos parceiros e apoiadores, promove ciclos formativos com os 

atores do município de Paiçandu (PR) com o apoio da FTD Educação, que oferece três cursos EAD para a comunidade escolar. 

III – Atuação comunitária – Processo de constituição de um “time de defesa” composto por famílias, alunos e professores para que constituam um grupo de lideranças locais empoderado para o controle social e o planejamento participativo. Processo realizado em parceria com a Diretoria Executiva de Educação Básica do Grupo Marista

<<Veja também Projeto Entrelaça assina acordo de cooperação (marista.org.br)