No dia 22 de julho, o Projeto Entrelaça, em parceria com a Fundação de Educação de Paiçandu, com o apoio do Marista Escola Social Anita Cordeiro proporcionou mais um dia significativo de formação para cerca de 400 profissionais em educação dos estabelecimentos de ensino do município. A ação integra o segundo eixo em que o projeto tem efetivado no município que é a Formação Continuada, tendo como objetivo oferecer instrumentos e contribuições para as práticas do agir docente com foco na humanização, na garantia, promoção, proteção dos direitos da criança e dos adolescentes.
A PMBCS foi representada pelo coordenador de Identidade Missão e Vocação (IMV), Bruno Socher, pelo especialista de IMV, Angelo Ricordi, pelo articulador local do projeto Entrelaça, Ir. Neri Depaoli, Diretor institucional do Marista Escola Social Anita Cordeiro e equipe colegiada da unidade, além de André Mantovani, da FTD Educação.
Destaques
Durante a manhã, os participantes contaram com a Palestra Motivacional ” Viver e Vencer ” dirigida por João Batista Beltrame, Educador e a apresentação de Ângelo Ricordi, Especialista de Identidade Missão e Vocação da Província Marista Brasil Centro Sul, sobre “Líder Profético e Servidor”.
Para finalizar a manhã, o Reitor José Carlos Barbieri, da Universidade Cidade Verde de Maringá, apresentou a universidade e o Projeto UNICV em Ação que acontecerá no mês de agosto em Paiçandu, em parceria com o Marista Escola Social Anita Cordeiro. O projeto tem como foco, o atendimento a comunidade externa com diversos serviços, representando a Presidência da Comissão da Criança e da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Paraná. Caroline Souza Reis, esteve presente para falar sobre o Código do Autismo, aprovado recentemente, e outras ações da Comissão.
Na parte da tarde, os profissionais participaram da formação “Construindo Espaços Seguros Para Crianças e Adolescentes no Ambiente Escolar: Revelação Espontânea” com Márcio Castilho ( Articulador local do Projeto Entrelaça), Ir. Neri Depaoli ( Diretor Institucional) e Julio Domiciano ( Analista de Pastoral) e “Conexão Segura” sobre Cyberbullying com Cleber Fonseca ( Coordenador Financeiro).
Avaliações
Para o Ir. Neri Depaoli, foi um dia produtivo, onde os professores puderam rever seu processo de ensino e aprendizagem junto os seus estudantes. “Acredito que ficou a seguinte pergunta: Que tipo de líder sou eu? Educa para a autonomia do sujeito ou ainda acredito numa educação de cima para baixo, onde o aluno só ouve?”, diz.
Já Márcio Castilho, afirma que foi mais uma Jornada Formativa repleta de reflexões significativas e ferramentas valiosas para continuarmos fazendo estória com aqueles que são o foco de nosso ser educador: nossas crianças. “Seguimos firmes no propósito de educar com amor e dedicação”, comenta.
Por fim, Sheila Borghi, Educadora Infantil, reflete sobre como esses temas são fundamentais para seu desenvolvimento como educadora. “A ideia de ser um líder profético me desafia a não apenas transmitir conhecimento, mas também a inspirar e guiar meus alunos com um propósito maior. A criação de espaços seguros reforça a necessidade de cultivar um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos se sintam valorizados e capazes de aprender e crescer. Esses conceitos me incentivam a buscar constantemente formas de melhorar como educadora pautado no desenvolvimento integral dos meus alunos”, finaliza.