Projeto Entrelaça marca o Maio Laranja com capacitações e reforça compromisso com a proteção da infância e da adolescência no território de Paiçandu. Reconhecendo a importância da campanha nacional “Maio Laranja: Mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o Projeto Entrelaça , com apoio do Centro Marista de Defesa da Infância (CMDI), em parceria com a Dimensão Socio – Tranformadora da Evangelização da Arquidiocese de Maringá, Comissão Intersetorial da Rede de Proteção de Paiçandu, Marista Escola Social Anita Cordeiro, direções e equipes pedagógicas do Colégio Estadual Paiçandu e Colégio Estadual José Anchieta – Água Boa promoveu, no último dia 20 de maio, uma importante formação. A ação foi intitulada “Construindo ambientes seguros para crianças e adolescentes nos espaços escolares”. O objetivo da formação foi capacitar as equipes escolares para uma atuação cada vez mais efetiva frente à temática da violência sexual. Estiveram presentes cerca de 60 pessoas.
Temas
Os temas abordados incluíram:
– Apresentação da Campanha 18 de Maio e Campanha Defenda-se
– Lançamento do 15° Vídeo da Campanha Defenda-se “ Peça Ajuda” com suas contribuições para criação de espaços seguros.
– O que é a revelação espontânea, como acolher vítimas de abuso e exploração sexual e realizar denúncias de forma adequada.
Impressões da formação
Para o Ir. Neri Depaoli, que contribuiu na mediação da formação, “foi um momento muito proveitoso, os professores e professoras estavam muito interessados de saber mais sobre o assunto para melhor atender os estudantes e dar encaminhamentos mais assertivos. Fiquei feliz em poder contribuir para que mais pessoas entrem no time da defessa das nossas crianças, adolescentes e jovens”, frisa.
Para o Pe. Anderson Schulter de Souza (Referencial da Dimensão Sociotransformadora da Evangelização- Arquidiocese de Maringá), parceiro da iniciativa, “a parceria com o “Projeto Entrelaça” para a promoção da campanha Faça Bonito – Maio Laranja, foi uma importante mobilização da Arquidiocese de Maringá. Pois articulamos uma ação de conscientização sobre a necessidade de se combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Inclusive, ressaltando o papel dos educadores, dos agentes comunitários e dos membros da Igreja quanto corresponsabilidade em garantirmos ambientes seguros para as crianças e adolescentes”, ressalta.
Para Débora Baptista da Rocha Segantine, Diretora Auxiliar do Colégio Estadual Paiçandu expressa “a capacitação foi muito pertinente pois no espaço escolar sempre nos deparamos com algumas situações de violência e ter o esclarecimento de como agir nessas situações. Foi extremamente importante para que façamos os encaminhamentos necessários de forma correta e consequentemente mais ágil, o que nestes casos é muito necessário”, comenta.
Por fim, para Márcio Castilho, articulador local e facilitador da formação menciona “ O Maio Laranja” representa não apenas um mês de conscientização, mas um compromisso contínuo com a proteção da infância e da adolescência. Juntos, podemos construir um ambiente mais seguro e acolhedor para as futuras gerações, finaliza.