Entre os dias 16 e 17 de outubro, o Projeto Entrelaça, em parceria com a Fundação de Educação de Paiçandu, promoveu o primeiro módulo do Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa. A formação contou com a facilitação da Me. Raimunda Caldas Barbosa, do Marista Brasil, além da presença de Bruno Socher, Coordenador da Diretoria de Identidade, Missão e Vocação (DIMV) da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS).

O curso tem como objetivo capacitar facilitadores para mediar círculos não complexos, de mediação que fortaleça a cultura de paz, do cuidado no ambiente escolar, comunitário e institucional. O encontro reuniu 40 participantes, entre eles representantes de escolas e CMEIs, assessores educacionais, conselheiros municipais, profissionais liberais e lideranças comunitárias.

Para Márcio Castilho, articulador local, “ao cultivar uma cultura de respeito, diálogo e entendimento, o curso tem contribuído significativamente para a promoção de uma comunidade mais pacífica e unida. Outro benefício crucial das práticas restaurativas é a possibilidade de fortalecer as relações dentro da comunidade. Ao praticar a escuta ativa e promover o entendimento mútuo, as pessoas são incentivadas a se colocar no lugar do outro, o que cria um espaço de acolhimento e compreensão”, finaliza.

Próximos passos

O segundo módulo do Curso de Facilitadores em Justiça Restaurativa está programado para os dias 27 e 28 de novembro e incluirá um Ato Celebrativo de encerramento da edição do projeto na cidade de Paiçandu.